1001 cervejas para beber antes de morrer

Divulgação

Quem gosta de cerveja enfrenta um belo problema quando procura material nas livrarias: a falta de bibliografia sobre o assunto. Há poucos títulos em português, menos ainda produzidos no país. No entanto, a situação está melhorando aos poucos. Uma das últimas novidades nas prateleiras de gastronomia é a tradução do livro “1001 cervejas para beber antes de morrer”, publicado pela editora Sextante.

Livros sobre cerveja: confira a lista completa de obras publicadas no Brasil em português

Escrito por mais de 40 especialistas, trata-se de um guia de cervejas bastante variado. É possível encontrar vários rótulos consagrados e algumas raridades difíceis de encontrar. A organização toda, e em última instância autoria do projeto, é de Adrian Tierney-Jones, colaborador do jornal britânico Deily Telegraph e do site Beers of the World, além de diversos outros livros sobre a bebida.

Entre as 1001, estão 244 marcas dos Estados Unidos, país com maior número de rótulos na seleção. Do Brasil, apenas alguns rótulos, com Baden Baden 1999, Baden Baden Stout, Bamberg Rauchbier, Dado Bier Belgian Ale, Colorado Demoiselle, Xingu e as Eisenbahn Dunkel, Kölsh e Pale Ale. Sabemos que hoje a produção nacional é muito maior e melhor, mas imagino que a falta de mais rótulos deva ser em razão da data da publicação original, de alguns anos atrás.

Independente disso, um passeio pelo guia é capaz de abrir um mundo novo de possibilidades para iniciados, imagine só para iniciantes! E é esse justamente o principal foco. A divisão, por exemplo, não é feita por estilos, mas sim por categorias mais genéricas, baseada em cores: âmbar, louras, bancas, escuras e especiais. Cada ficha tem a história da cerveja, além de informações de serviço e até notas de degustação.

Um bom livro para ter em casa, sem dúvida. Ainda melhor ler enquanto degusta a sua cerveja especial.

Esperamos que em breve mais títulos como esse apareçam.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

1 comentário em “1001 cervejas para beber antes de morrer”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *