Notícias

1º curso de Sommelier de Cerveja do Brasil deve ser lançado em agosto

Divulgação

Com o crescimento da cerveja no Brasil, principalmente a cerveja especial, o pessoal começa a investir na profissionalização do setor. Há pouco tempo, foi anunciada a criação da primeira pós-graduação em cerveja do país no interior de São Paulo. Agora a Associação Brasileira de Sommeliers está lançando o primeiro curso de formação de Sommelier de Cerveja, com início previsto para 14 de agosto na capital paulista.

Boas novas para quem sonha em beber profissionalmente…

Segue a nota da Associação que vi no site do Mestre-Cervejeiro.com:

ABS-SP Lança primeiro curso de formação de sommelier de cervejas

A ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo), lança o primeiro curso de formação de Sommeliers de Cerveja do Brasil.

As aulas, teóricas e práticas, serão ministradas pela Engenheira de Alimentos e Biersommelière Kathia Zanatta, formada pela conceituada escola alemã Doemens Academy (Munich-Alemanha) e pelo Químico e Mestre-Cervejeiro Alfredo Ferreira também formado pela Doemens Academy. Ambos fazem parte do corpo de jurados do “World Beer Cup”(EUA) e “European Beer Star”(Alemanha). Esses renomados profissionais trarão um conteúdo muito rico e completo: história da cerveja, matérias-primas, processo de fabricação, técnicas de degustação, legislação, defeitos sensoriais, famílias e estilos de cervejas, uso de copos corretos, marketing de cervejas, cerveja e saúde, mercado e concursos internacionais de cervejas e técnicas de harmonização (teoria e prática).

Ao longo do curso, os alunos degustarão mais de 50 tipos de cerveja de todo o mundo, como Deus, Malheur, Meantime Raspberry Grand Cru, Storng Sulffok VIntage Ale, Boon Kriek, Trappist Rochefort 10, Pilsener Urquell, Schneider Weisse, Schlenkerla Rauchbier, Meantime London Porter, Harviestoun Ola Dubh, Tripel Karmelit entre outras. E, como parte do conteúdo prático, visitarão uma microcervejaria onde aprenderão na prática como se faz uma cerveja.

O curso terá início em 14 de agosto, e as aulas serão sempre aos sábados, aos moldes dos atuais MBA´s, terminando em novembro de 2010 (6 módulos no total).

Ao final, os alunos sairão certificados como Sommelier de Cervejas pela ABS e AIS (Associação Internacional de Sommelier).

Para mais informações acesse: www.abs-sp.com.br

Acompanhe o Bar do Celso nas mídias sociais

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

One Comment

  • Anderson Duarte disse:

    Os escocesses são mundialmente famosos pelo whisky e, agora, pela cerveja mais forte do mundo. A pequena cervejaria BrewDog anunciou nesta quinta-feira (22) o lançamento da especialidade “The End of History” ou “O Fim da História”, em português. A novidade artesanal possui 55 graus de teor alcoólico, mais que whisky com 44 graus. Uma cerveja comum, de latinha, tem cerca de 5 graus.A cerveja é comercializada em garrafas revestidas por arminho ou esquilo cinza empalhado.

Leave a Reply