O que iremos destacar hoje não é nada relacionado às propriedades de uma cerveja. Pelo menos não exatamente. Na verdade, vamos mostrar que a bebida pode ser utilizada de inúmeras maneiras e está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Por exemplo, já imaginou que um shampoo pode ser produzido com cerveja? Você colocaria no seu cabelo? E o tradicional cafezinho da tarde, fabricado com a bebida? Faria parte do seu dia a dia? Não é à toa que utilizamos com frequência o termo universo cervejeiro. De fato, quando o assunto é cerveja, não tem limites para o aprendizado e a criatividade. Confiram abaixo seis produtos com cerveja curiosos que separamos para os apaixonados por este mundo:
Shampoo de cerveja: Produtos com cerveja para lavar os cabelos soam um tanto estranho. Pensaria em lavar o cabelo com shampoo que leva cerveja na composição? A empresa Sal da Terra acha ótima a ideia e pensou na elaboração dos produtos. O shampoo é fabricado de maneira artesanal. Todo processo é feito naturalmente. Além de cerveja artesanal, a composição também carrega óleos de patchoulli, ho woof e limão tahiti. Também possuí gérmen de trigo, arroz mamona e saponificados de palmiste. No portfólio da marca é possível encontrar também condicionador e sabonete onde a cerveja está presente.
Gloss com cerveja: As mulheres que adoram maquiagem podem encontrar em um simples gloss o gostinho da cerveja. Pelo menos é o que a cervejaria Heineken propôs há alguns anos em uma ação de dia dos namorados. Ao passar o produto nos lábios foi possível sentir o gostinho da cerveja na boca. Ao mesmo tempo que os lábios ficam bonitos, os parceiros também irão lembrar da cerveja ao beijar suas amadas.
Gel de barbear: É certo que o público masculino tem se tornado cada vez mais vaidoso e produtos com cerveja sempre atraem a curiosidade deles. E foi pensando em agradar os marmanjos que a cervejaria dinamarquesa Carlsberg criou alguns produtos que visam a estética masculina e que levam cerveja em suas composições. Exemplo disso é o gel de barbear. Para fazer o produto foi incluído além da bebida, leveduras, cevada e lúpulo.
Café com aroma e sabor de cerveja: Uma das principais refeições do dia é o café da manhã. Quem dispensa aquele cafezinho ao acordar? Além disso, existe aquele momento em que precisamos despertar no meio da tarde, após o almoço. E se no seu café tiver grãos envelhecidos em barris que foram utilizados para maturar cervejas? Essa foi a proposta da empresa americana Dark Matter Coffe. O aroma e sabor do café mudaram e enriqueceram com um gostinho de cerveja.
Tecido com cerveja: Já pensou em usar roupas fabricadas com cerveja? Apesar de soar um pouco estranho e talvez até fedido, cientistas australianos responsáveis pela criação do tecido garantem que não possuí o cheiro da bebida. A ideia foi apresentada em um vestido durante uma feira de tecnologia que aconteceu em Milão. A peça foi produzida com um tipo de tecido conhecido como Nanollose. Durante a fabricação foi inserido cerveja fermentada e uma espécie de bactéria.
Geleia com cerveja: Por último um dos produtos com cerveja que vem da gastronomia e é bem saboroso. Geralmente usada em café da manhã ou da tarde, a geleia é famosa pela composição de frutas, como morango e amora. Porém, a cervejaria cigana Avós resolveu mudar o quitute, e em parceria com a Mermeléia, desenvolveu geleias que levam cerveja. São duas opções que carregam ingredientes de dois rótulos da cerveja, a Hoppy Lager Vó Maria e Seu Lado Zen, que deu origem a Geleia Zen, e a IPA Vó Maria, a Baixinha Porreta que virou a Geleia Porreta.