Acerva Paulista promove 1º Festival de Cervejeiros

O 1º Festival de Cervejeiros, promovido pela Acerva Paulista em parceria com o Instituto da Cerveja Brasil e Cervejaria Invicta (SP), promete agitar o meio entre os dias 20 e 22 de novembro, em São Paulo, capital. Palestras e painéis com experts da área serão realizados na sede do Instituto da Cerveja do Brasil. Os temas englobam desde processos de fabricação, produção na panela até às principais tendências de mercado.

Nomes como o mestre-cervejeiro e proprietário da Hanscraft & Co, da Alemanha, Hans Müller, a beer sommelier Carolina Oda e o jornalista Luís Celso Jr. vão comandar algumas das atividades. Destaque também para a o Mestre Cicerone Pat Fahey que comandará a palestra sobre off-flavors.

E como toda reunião de amantes da cerveja termina em com muita festa, 1º Festival de Cervejeiros  não poderia ser diferente. No domingo, dia 22, o encerramento acontece com muito chope, música e foodtrucks na Associação Cecília, espaço cultural de São Paulo.

As inscrições para o 1º Festival de Cervejeiros podem ser feitas pelo site da Acerva Paulista e custam R$250 para sócios de qualquer Acerva do Brasil e ex-alunos ICB, e R$300 para os demais.

1º Festival de Cervejeiros: palestras

Off-flavors – Pat Fahey (sétima pessoa no mundo a se tornar Mestre Cicerone, Estados Unidos). Como identificar os principais desvios no sabor da cerveja, as possíveis causas e como evitá-los.

Reinheitsgebot –  Hans Müller (Mestre-cervejeiro e proprietário da Cervejaria Hanscraft & Co, Bavária, Alemanha). Breve história da Lei da Pureza: riscos, benefícios, criatividade e o futuro da lei. Müller também mostra como opera uma cervejaria na Bavária que segue a Lei da Pureza.

Fermentação espontânea e láctica — Nathan Zeender (Mestre-cervejeiro e co-fundador da Right Proper Brewing Co, dos Estados Unidos). Fermentação com Brettanomyces e bactérias de ácido láctico estão abrindo novas e emocionantes fronteiras de sabores. Zeender falará sobre o uso dos microorganismos que até pouco tempo eram considerados pragas pelas cervejarias.

Lúpulo, lúpulo e mais lúpulo – Leonardo Sewald (Sócio-proprietário da Cervejaria Seasons). Técnicas avançadas de lupulagem. Sewald ensinará como criar uma IPA, dará dicas para o aperfeiçoamento no uso do lúpulo e aspectos associados ao seu manuseio.

Loucuras na panela – Humberto Ribeiro (Cervejeiro caseiro e proprietário da cervejaria Jambreiro) e Fred Ming (Cervejeiro caseiro e sócio-proprietário da Cervejaria Capitu). Os cervejeiros que começaram na panela e criaram suas cervejarias farão uma apresentação sobre uso de ingredientes e técnicas inusitados.

1º Festival de Cervejeiros: painéis

Sour Beers no Brasil — O futuro deste estilo que começa a chegar no Brasil e como as sours são recebidas pelo público geral.

Tradição X Inovação — Uma discussão sobre o uso da Lei da Pureza na produção de cervejas no Brasil, seus benefícios e obstáculos e o uso de ingredientes inovadores.

Movimento cervejeiro — Movimento cervejeiro no Brasil e no mundo, evolução do mercado, novas tendências, e o que esta revolução implica no consumidor.

Diferenças entre cervejeiros caseiros e profissionais — Uma discussão com cervejeiros caseiros que criaram uma marca e agora produzem em microcervejarias.

1º Festival de Cervejeiros: Hans Müller convida

Confira o vídeo do cervejeiro Hans Müller convidando para o 1º Festival de Cervejeiros!

Serviço:

 I Festival de Cervejeiros

Palestras

Dias 20 e 21 de Novembro

Instituto da Cerveja Brasil – Avenida das Carinás, 417, no bairro Moema.

Festa de encerramento

Dia 22 de Novembro

Associação Cecília  – Rua Vitorino Carmilo, 449, em Santa Cecília.

Das 11h até as 19h.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *