Artigos

Bar do Celso no lançamento do MINI Cooper no Brasil

By 16/04/2009julho 3rd, 20203 Comments

Nesta quinta-feira (16) vai ser o lançamento do charmoso e clássico carrinho britânico MINI Cooper no Brasil. Aqui em Curitiba a festa fica por conta da Euro Import, que vai comercializar três modelos da marca da BMW – MINI Cooper, MINI Cooper S e MINI Cooper Clubman. Por meio de uma promoção no twitter eu e mais 11 blogueiros/twitteiros fomos convidado para fazer a cobertura do evento.

Vocês vão poder acompanhar a partir das 19h a cobertura em tempo real do evento no meu twitter e, posteriormente, meus comentários aqui no blog.

Pequeno carro, grande história

Dei uma pesquisada e vi que o MINI tem uma super história, uma cultura imensa ao seu redor. Sua origem é de 1959, quando Leonard Lord, presidente da British Motor Corporation (BMC), decidiu desenvolver um carro pequeno confiável e eficiente para os consumidores. Na época, a Inglaterra estava em crise de petróleo, e o carro tinha que ser econômico. Então veio a idéia dos modelos alemães, conhecidos como carros bolhas (mesmo conceito do Fusca, até hoje um ícone). Lord então deu nas mãos do projetista Alec Issigonis a idéia, que ele concretizou no Mini original.

Em 1961, um construtor de carros de corrida chamado John Cooper transformou o Mini para as pistas, mesmo a contragosto de Issigonis. Surge aí o Mini Cooper, mais potente e veloz. Mas nas ruas o modelo do Mini ficou praticamente idêntico até 1999. Em 1994 a BMW compra o Grupo Rover, empresa que até então fazia o carro. Em 2000 a produção do modelo original do Mini chega ao fim. Após ter passado por uma profunda reformulação, surge no mesmo ano os novos MINI Coopers, mais largos e longos, com diversos modelos. Até esse ponto o carro já havia ganho uma legião de fãs (leia mais sobre a história do Mini aqui).

Vai ser show de bola conhecer um pouco mais essas gracinhas e ver de perto um – até agora conheço só de filmes, como o Italian Job, bem citado pelo Bruno Mendonça, e do Mister Bean, claro.

O meu preferido até agora é, claro, o maior e mais caro, o MINI Cooper Clubman (nome sugestivo, não!?). Gostaria de fazer até um test-drive, como os repórteres do G1 fizeram. Vamos ver se rola. Acho que vou me sentir mais confortável nele, do alto dos meus 190 cm de altura. Abaixo um divertido comercial do modelo.

 

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

3 Comments

Leave a Reply