Pesquisa mostra que cerveja previne osteoporose em mulheres

Henry Milleo/Arquivo/Gazeta do Povo
Cerveja pode ajudar na prevenção da osteoporose em mulheres, dizem pesquizadores

Na outra sede do Bar do Celso, que veio antes dessa e onde ainda coloco umas coisinhas, costumava publicar também notícias interessantes do mundo boêmio que eu lia por aí. Chamava a seção de boemia news. Vocês não sabem a quantidade de notícias publicadas sobre o assunto diariamente. Pesquisas e situações inusitadas são as recordistas. Tudo sempre com um certo humor disfarçado.

Na semana passada recebi um link via twitter (me siga lá também!) que me fez ressuscitar a seção. Segundo uma pesquisa espanhola publicada no jornal Nutrition, a cerveja pode prevenir a osteoporose em mulheres. O fato é que a bebida contém grande quantidade de silício, que fortalece os ossos, retarda o desgaste natural e estimulando sua formação. Outra descoberta é que a cerveja é rica em fistrogênio, uma versão vegetal do estrogênio, o que ajudaria a manter os ossos das mulheres mais saudáveis.

Foram pesquisadas 1,7 mil mulheres com 48 anos, em média. Os médicos fizeram exames de ultra-som nas mãos das voluntárias, por ser a parte do corpo na qual primeiro são detectados os sinais da doença. Nas mulheres que bebiam cerveja foi identificada uma estrutura mais saudável e densa, mesmo para as que tomavam menos de um litro da bebida por dia. Isso sugere que pequenas quantidades de cerveja podem trazer benefícios à saúde feminina, segundo a pesquisa.

Infelizmente, parece que não tem o mesmo efeito nos homens. Mas não fiquem tristes, rapazes, como publicado dia desses, se você pratica um esporte pode contar com a cerveja para uma melhor hidratação. Além disso, os pesquisadores daqui a pouco descobrem mais algum benefício da bebida. Em pequenas doses, sempre, é bom lembrar!

Como dizia uma amiga minha, citando Ruy Castro: a ciência, essa safadinha…

Bem, vou deixar os comentários a cargo de vocês, queridos leitores. O que acharam da notíca? Como escrevem no twitter, #euri.

Li a notícia aqui. A dica veio do @mimtwitt.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

1 comentário em “Pesquisa mostra que cerveja previne osteoporose em mulheres”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *