Books and Beers: literatura, cervejas artesanais e muita cultura cervejeira

Já pensou em poder ler um livro tranquilamente, degustar uma cerveja artesanal fresca e ainda estar na beira da Lagoa da Conceição em Florianópolis? Pois isso é tudo é possível no Books and Beers, um bar temático na capital catarinense que consegue juntar literatura, boas bebidas, promover a cultura cervejeira e oferecer um cardápio poético e saboroso. Com uma proposta diferente, Leandro Aversa, fundador e proprietário juntou a paixão pela cerveja com a ideia de oferecer um espaço democrático para quem gosta de ler, beber e comer.

Logo na entrada da casa você é surpreendido pela estante de livros e um espaço confortável para relaxar, como em uma livraria. A ideia foi exatamente essa, fugir do lugar comum “livros e cafés” e trazer a literatura para dentro do bar. “Essa junção da literatura com a cerveja veio dessa pesquisa de gostar de pisar em livrarias e sempre ver que a livraria era um café e algo que não era tão democrático. Na minha visão o bar é algo muito mais democrático”, conta Leandro. O local possui dois andares, o que possibilita o sossego necessário para a leitura. No segundo andar o Books and Beers conta com uma varanda aberta, muito aconchegante, com vista para a Lagoa, um dos cartões postais de Florianópolis.

books and beers capa

A riqueza mora nos detalhes e um deles é o cardápio. Elaborado no formato de livro, ele traz a descrição dos pratos e drinks em uma linguagem literária que levam nomes como O Velho e Bar, Dom Que Shots, entre outros. As sessões também brincam com essa linguagem, como Harmonizável Leveza do Ser, que possui os pratos light. A ideia de um menu como um livro para entrar no conceito da casa foi do Leandro, mas a realização foi da agência Expanding. “Toda a criação da arte e dos textos foi da agência Expanding, do Igor e do Deri, que também são proprietários de uma cerveja chamada SOB, Son of a Beer. Eles abraçaram a ideia e se dedicaram muito a fazer esse cardápio. Levaram a equipe em sebos, pensaram em cima da ideia e resolvemos fazer o livro”, explica Leandro. “É uma relação de amor e ódio com ele, alguns amam outros acham longo demais”, comenta Leandro. Indiscutível mesmo é a qualidade das comidas. Para os amantes de frutos do mar recomendo o polvo com pesto e mil folhas de batatas, já quem gosta de hambúrgueres deve pedir uma degustação que traz 4 mini hamburgueres com carnes variadas.

Books and beers comidas

Além de ser uma mistura de cerveja com literatura, o Books and Beers também trabalha para difundir a cultura cervejeira através de cursos, harmonizações e treinamentos para a própria equipe. Quem cuida dessa parte é o fiel escudeiro, gerente e sommelier de cerveja Alfredo Brites Junior. Junto com uma cervejaria convidada eles criaram o Papo de Quarta, que a tarde é oferecido para os funcionários, e a noite é aberto ao público e servido com um jantar harmonizado de 5 pratos. Cervejarias como a DUM e a Blumenau já estiveram por lá. “A gente tem muito respeito pela cerveja e então queremos aprender cada vez mais. Cada curso desse nós faz melhorar o serviço. Isso resulta em um melhor atendimento, gera mais conhecimento e aumenta o consumo. Trabalhar com cerveja é uma paixão para nós e para nossa equipe que está no salão”, revela Leandro.

books and beers papo de quarta 2

Mesmo com as 6 torneiras de cervejas artesanais e uma boa carta de cervejas, o local ainda oferece vinhos, destilados e drinks de boa qualidade. O que para muitos é falta de foco, para o Books and Beers é sinônimo de democracia. Recentemente promoveram a semana do Gim, onde os clientes puderam degustar coquetéis com receitas inéditas que levaram a bebida. “Nosso foco é na cerveja, a cerveja artesanal nacional, mas trabalhamos com uma gama de drinks, destilados, vinhos e taças. Nós somos um bar democrático, recebemos pessoas que gostam de tudo, gostam de uma boa comida e gostam de beber de tudo”, enfatiza Leandro. Difícil mesmo é não conseguir provar todas as possibilidades que o bar oferece, por isso repetir a visita é altamente aconselhável.

books and beers cardápio

Para quem quiser aproveitar o pôr do sol na Lagoa o bar ainda tem um horário de atendimento especial aos finais de semana, com abertura às 12h30. Às terças-feiras eles oferecem o Beer&Bite, uma receita exclusiva para o dia harmonizada com uma cerveja. E ainda tem o Beer Hour, onde o pessoal oferece alguma promoção relâmpago que dura 1 hora. Para quem está de férias e gosta de cervejas, vale incluir no roteiro cervejeiro.

books and beers varanda2

Serviço:
Books and Beers
Onde: Rua Senador Ivo D’Aquino, 103, Lagoa da Conceição, Florianópolis – SC
Horário de atendimento: terça a sexta, das 17h até 00h. Sábado das 12h30 até 00h30. E domingo das 12h30 até 22h30.
Contato: (48) 3206-6664 ou pelo email [email protected]
Mais informações: Books and Beers no Facebook

Confira nosso mapa da cerveja com os estabelecimentos visitados!

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *