Boteco Bohemia dá início ao concurso de melhor petisco


Bola Cheia Casa Velha, da Casa Velha

Vinte petiscos inéditos de 20 bares de Curitiba começam uma saborosa disputa a partir desta terça-feira (25). Eles disputam para ver qual é o melhor e você, caro leitor boêmio, pode ajudar o seu preferido. Basta votar nele até dia 13 de setembro no concurso Boteco Bohemia. Cada bar participante tem urnas lacradas para esse pleito.

As comidinhas foram feitas especialmente para esta competição (confira mais sobre o assunto, assim como a lista de concorrente com fotos, na matéria do Bom Gourmet de quinta-feira). Além disso, cada casa também concorre a dois outros prêmios: o de melhor atendimento e de melhor ritual de servir Bohemia.

Os votos do público serão somados com os de uma comissão do concurso que também vai avaliar as comidas. Tudo devidamente auditado, garante a organização do evento. O resultado só será conhecido na Festa da Saideira, que acontece no dia 19 de setembro, na fábrica da Ambev aqui em Curitiba. A música fica por conta da Velha Guarda da Portela, Bangalafumenga, DJ Patife e DJ Fausto. É a primeira vez que uma fábrica da empresa sedia uma festa desse porte.

Harmonização


Os Três Porquinhos, do Bar CanaBenta: três pedaços de costelinha suína à pururuca, servidas com pimenta, limão e cachaça

E para experimentar um bom petisco, nada melhor do que uma cervejinha, certo? Nesta segunda-feira (24), numa prévia para a imprensa de algumas dessas iguarias, conversei com o mestre cervejeiro da Ambev, Daniel Baumann, sobre harmonização da linha Bohemia com comidas. Gravei tudo em vídeo com meu celular e transmiti ao vivo via Qik.

Para saber quando estou transmitindo, você pode me seguir no twitter. Toda a vez que entro ao vivo é publicada uma mensagem no microblog. O resultado dessa vez ficou devendo um pouco no áudio, pois havia muito barulho no bar. Mas vocês podem conferir abaixo.

Para quem não entendeu nada, ou não pode ver o vídeo agora, faço um resumo.

Segundo Daniel Baumann, a primeira grande dica para fazer uma boa harmonização de cerveja e comida é que não há uma regra fixa, e sim sugestões do que, acredita-se, pode combinar melhor. As duas principais formas de harmonizar são por similaridade e por contraste de sabores.

No primeiro caso, é uma combinação de sabores parecidos, tanto na comida quanto na bebida. Uma das sugestões de Baumann desse tipo de harmonização é a Bohemia Confraria, uma cerveja tipo abadia, com carnes de sabor mais forte, como carneiro. Outra é a Bohemia Weiss, uma cerveja feita de trigo, com saladas e pratos mais suaves.

Divulgação/Boteco Bohemia
Xixo empanado, do bar Kanavial

A harmonização por contraste prega uma diferença marcante entre os sabores da bebida e da comida. Baumann sugere a Bohemia Pilsen, cerveja do tipo pilsener, com pratos apimentados.

Outras

Na visita que fizemos nos bares provamos algumas dos petiscos concorrentes. No Casa Velha, o Bola Cheia, bolinho de carne temperadinho e com queijo parmesão dentro; no Kanavial, o espetinho de xixo; e no CanaBenta, o prato três porquinhos, pedaços de costela suína à pururuca. Três boas pedidas que competiram de igual para igual. Ainda não consegui decidir de qual gostei mais.

Uma outra novidade que também foi anunciada no evento, e que pode interessar aos mais boêmios, é a criação de um passaporte do Boteco Bohemia. Quem pegar um e carimbar em 15 bares que estão concorrendo – carimba depois de provar os petiscos, é claro! – ganha um copo especial comemorativo. Estou pensando em completar os 20. Tem prêmio para isso tembém? Hehehehe…

*****

Bar do Celso também concorre

Divulgação/Prêmio Blogbooks

Calma, o Bar do Celso não está no Boteco Bohemia. Meu humilde blog está concorrendo ao BlogBooks, um prêmio nacional de blogs. Se ganhar em sua categoria pode virar livro! Você já votou? Não. Basta clicar na imagem ao lado ou ou acessar o site do prêmio, ir até a categoria de Artes e Cultura e Gastronomia, selecionar o Bar do Celso e preencher seu nome e endereço de e-mail, no qual você receberá uma mensagem para confirmar o voto.

Vamos lá. Ajuda aí um miudinho!

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

3 comentários em “Boteco Bohemia dá início ao concurso de melhor petisco”

  1. bar que vale a visita, e que tem um petisco que vale a pena … é o kanavial…. espetinhos empanados de primeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *