Artigos

Calor? Confira as melhores cervejas para se refrescar, segundo os twitters

By 29/08/2009abril 18th, 202011 Comments
Divulgação
Tá quente? Que tal uma cervejinha?

A previsão do tempo confirma: vai ser um fim de semana com sol e temperaturas agradáveis. Ou seja, teremos calor no sábado e domingo. Quase um milagre curitibano. E a nossa boa e velha cerveja pode ser uma ótima companhia! Com a intenção de eleger as melhores “beras” para se refrescar no calor que certamente acontecerá, fiz uma consulta via twitter (me siga lá) nesta sexta-feira, para saber a preferência do pessoal. O resultado está abaixo, e acrescento minhas impressões:

1 – A mais citada foi… a cerveja gelada, claro! Está bem, com calor é bom tomar uma “gelada” mesmo. Só não vamos congelar a língua, senão a bebida fica tudo sem gosto nenhum.

2 – Mas o pessoal foi bem. Em termos de estilo, a mais citado foram as pilsiners, nossas velhas conhecidas. São realmente cervejas para se refrescar. Em segundo vieram as witbiers, cervejas de trigo feitas com condimentos, como coentro e cascas de laranja. Ótima opção.

3 – Certo, vamos falar em marcas então. A mais citada foi a Heineken que, por ser uma cerveja comercial, pilsen, mas que no entanto tem um amargor um pouco mais acentuado pode dar uma impressão mais refrescante.

4 – Em segundo lugar vem a Hoegaarden, uma das mais representativas do estilo witbier no mundo. O bom é que está fácil de achar essa marca nos mercados. Qualidade ao alcance da mão.

5 – As comerciais Skol, Original, Brahma, Serramalte, além pilsener da paranaense Klein Bier e a irlandesa Guinness ficaram empatadas em terceiro. Interessante notar como o estado está bem representado nessa lista pela pilsen feita no método tcheco da Klein, que é uma microcervejaria de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Também é curioso a devoção dos fãs da Guinness, que vão certeiros nela faça calor ou faça frio.

6 – As demais foram citadas uma vez cada, mas nem por isso são menos valorizadas. Aliás, algumas das sugestões mais interessantes no meu ponto de vista ficaram nesse grupo. Vou separar para comentar.

6.1 – As pilsiners que pontuaram uma vez são: Antartica Sub Zero, Sol Shot, Stella Artois, Puerto Del Sol, a carioca Devassa Loira e a gaúcha Dado Bier, com a Ilex, cerveja feita com erva matte. Também entram aqui a polonesa Tyskie, a tcheca Pilsner Urquell e a escocesa Tennet’s of Scotland. Todas grandes marcas em seus países.

6.2 – As de trigo que pontuaram uma vez são: Erdinger Weiss, Eisenbahn Weissbier, Bohemia Weiss, bem lembradas na minha opinião.

6.3 – Ainda pontuaram uma vez a Leffe Blonde (belgian blond ale), a Fuller’s London Pride (ale premium) e a curitibana Dibaólica (indian pale ale), outra representante do estado.

É isso. Só enfatizando que essa enquete não tem nada de científico, mas aposto que se vocês procurarem algumas das cervejas citadas aqui que ainda não conhecem, vai ser um fim de semana muito divertido e proveitoso.

E para vocês, o que acham? Qual é a melhor cerveja para se tomar nesse calor fora de época?

Divulgação/Prêmio Blogbooks

 

Contribuíram nesse post os twitters: @rcantarutti @zumba666 @Vonsovicz @edubispo @aneldecaveira @isla_ @heliomiguel @flaviozera @puella @passis @nadyaromanowski @Mottin @celsorocca @willianrenan @juao @kkabout @lgmsampaio @gabi_katita @Graffo @morruga @fernandogaldino @CharmeChulo @bonilha @Clubier @luisabarwinski e @MarcioAntonio

*****

Ah, e não esqueçam de votar no Bar do Celso! Meu humilde blog está concorrendo ao BlogBooks, um prêmio nacional de blogs. Se ganhar em sua categoria pode virar livro! Para votar basta clicar na imagem ao lado ou ou acessar o site do prêmio, ir até a categoria de Artes e Cultura e Gastronomia, selecionar o Bar do Celso e preencher seu nome e endereço de e-mail, no qual você receberá uma mensagem para confirmar o voto.

Vamos lá, é mais simples do que parece!

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

11 Comments

  • Rafael David disse:

    É isso aí!!!

    Fui de Heineken hoje no almoço de depois dei uma passada no Bar Claymore escutar a galera do Cachorro Loco tocando altos Rock’n’Rolls e lá tomei uma Opa Bier Pale Ale e umas skolzonas mesmo heheheh

    Abraço.

  • Aline Vonsovicz disse:

    Boa escolha pelo galera.. mas a minha opinião não muda: Original! =)

    Parabéns! O Bar do Celso está cada vez melhor! =)

  • @edubispo disse:

    Não acho que cervejas mais incorpadas vão bem no calor não. As cervejas de trigo, as escuras como a Guinnes ou de teor alcoólico mais elevado são boas para o inverno, ou noitinhas mais agradáveis. Acho que nos esquecemos da Budweiser. É leve, vai bem no calor extremo! Gostaria de saber onde posso encontrar em Curitiba duas citadas na pesquisa: a Ilex e a Klein. E a Tennents, é “encontrável” por aqui? Nunca vi! =(

  • edi disse:

    mas as de trigo não são encorpadas, são leves e refrescantes, perfeitas para o calor nada a ver com inverno.

  • Carlos disse:

    Guinness e cervejas de trigo são em todo o mundo cervejas para o calor. Witbiers também, mas poucas coisas batem uma boa Bitter, como a Old Speckled Hen. Fora boas pilsens como a mineira Wals ou mesmo a nossa Klein. Se tudo mais falhar, vá de Heineken sem medo de errar. Só complica para beber Barley Wines, Dubbels ou Strong Dark Ales, normalmente acima de 8%ABV. A porto alegrense Dado Ilex faz tempo que não é produzida, o que é uma pena.

  • Ricardo Ampudia disse:

    Acho que as drafts são feitas na medida para o calor.
    Eu citaria a Miller e a Kaiser Summer, já que é pra chutar por baixo, bem baixo
    A Sol mexicana é a melhor pedida para um dia de calor, feito para o versão de Guadalajara é um pilsen levinha, não muito amarga nem enconrpada, boa pra se tomar gelada, se matar a língua.

  • Celso disse:

    Olha, eu aposto no gosto de cada um. Se o pessoal prefere cervejas encorpadas também no calor, tudo bem. Tem gente que gosta. A regra geral nem sempre se aplica a todo mundo. Por isso fiz a pesquisa em vez de consultar um especialista.

    Sério que a Dado Ilex não é produzida? Poxa, que pena. Taí algo que não poderia parar.

  • Celso disse:

    @edubispo, a Tennent’s realmente eu nunca vi por aqui, a Ilex, como informou o Carlos, não é mais produzida. O chope da Klein você pode encontrar em vários bares da capital. Entre eles, a Cervejaria da Vila e Mondo Birre.

  • edubispo disse:

    EDI… não quis dizer que as cervejas de trigo são encorpadas ou há uma regra que diga que não são boas para calor ou frio. Quis dizer que APENAS PARA MIM, elas não vão bem no calor. Acho estranho beber cerveja de trigo apenas por beber, como se bebe pilsen. É um gosto particular.

  • TP disse:

    grande lista, mas a grande vencedora na minha opnião é a Strongbow. é uma cerveja de cidra, bastante leve e que desce como água e dias mto quentes!

    fica ai a sugestão!

    abrax

  • Chico Mussi disse:

    Meus caros, realmente é uma questão de gosto. Poderia tranquilamente beber várias de trigo em um dia quente, principalmente a Hoegarden, uma das mais refrescantes que conheço, principalmente por suas especiariais e o leve aroma cítrico de laranja. Também tem sido muito agradável a Bohemia Weiss, que apesar de não ser uma excelente representante do estilo, foi, pelas suas características, elaborada para o clima quente típico do país (exceto talvez Curitiba) o que garante ótima drinkability!

Leave a Reply