[Da coluna Bar do Celso publicada nesta quinta-feira (15) na Revista Bom Gourmet]
Março é um mês especial para os irlandeses. No dia 17 comemora-se o St. Patrick’s Day, dia do padroeiro da Irlanda, motivo de festa em todo o mundo. A data também se tornou uma ocasião para se festejar tudo que é tipicamente irlandês, como o trevo, leprechaun, as cores da bandeira e uma boa cerveja do estilo Stout. Que tal aproveitar também?
O dia de São Patrício teve início logo após a morte do irlandês Maewyn Succat em 17 de março do ano de 493, que se converteu ao cristianismo, adotou o nome de Patrick e pregou a religião em seu país.
A cerveja Stout só apareceria anos mais tarde, entre os séculos 18 e 19. Não se sabe ao certo em que parte das ilhas britânicas o estilo foi criado – reza a lenda que ele surgiu como uma espécie de barateamento do estilo Porter, famoso nos portos da Inglaterra por ser escuro e forte –, no entanto foi adotado pelos irlandeses e se tornou mais um símbolo do país. A Guinness, criada em 1759 em Dublin, é um dos mais famosos expoentes.
No entanto, ela não é a única. Leia a coluna completa no site do Bom Gourmet.
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+: plus.google.com/107330340839164546695
– Twitter: http://twitter.com/bardocelso
– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso
– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso
– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso
No Madero tem uma cerveja artesanal escura muito boa, com gosto forte de café e chocolate. Mas ela n?o existe para vender no mercado. Qual Stout mais se aproxima dela
Eu ainda não experinmentei esta,mais estou acreditando, pois as cervejas escuras tem um ótimo paladar.
Sem dúvida, Juarez. São muito saborosas! Obrigado pelo comentário