Cerveja artesanal do Paraná na televisão

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
O alquimista Leonardo Botto, que já levou entre outros prêmios, o Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn de 2007, com a Dama do Lago

Fazer e beber a própria cerveja é algo delicioso. O pessoal que produz a bebida em casa já sabe disso faz tempo. E agora o público em geral também teve esse gostinho, mesmo que só pela tela da televisão. Fiquei muito feliz em saber que a matéria gravada pelo Paraná TV na metade do ano passado sobre produção de cerveja artesanal em casa, durante um curso do cervejeiro carioca Leonardo Botto na cervejaria Bode Brown, em Curitiba, foi ao ar nesta quinta-feira (11).

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Acredite se quiser: o pessoal realmente estuda como fazer cerveja em casa. Não ficamos só bebendo durante o curso

Participei desse evento e aprendi muito lá. Publicamos uma entrevista com o Botto no Bom Gourmet, caderno de gastronomia aqui da Gazeta do Povo, sobre o assunto. E imagino que muitos novos cervejeiros artesanais tenham produzido ótimas receitas desde então. Isso para não falar dos veteranos. É o que chamam de um incentivo a cultura cervejeira do Paraná.

Quero parabenizar o pessoal da tevê pela matéria, além, é claro, da organização e os patrocinadores do curso que acreditaram na ideia. Isso inclui a cervejaria Bode Brown, e o cabeça Samuel Cavalcanti; o pessoal da Associação de Cervejeiros Artesanais do Paraná (Acerva-PR), e o presidente Alessandro Santos de Oliveira; a cervejaria Klein Bier, e o proprietário Henrique Presser; e o Carocha Bar, negócio do Luiz Fernando Pacheco.

Estamos torcendo por mais cursos e concursos cervejeiros por aqui para matar nossa sede… de conhecimento, cultura e, claro, de cerveja também.

Confira a reportagem no vídeo abaixo.

Em tempo: ainda estou trabalhando no Litoral do Paraná. Portanto, está um pouco difícil de blogar. Novidades e comentários que normalmente você encontra aqui podem ser conferidos no meu twitter. E aproveite para seguir o twitter da Acerva-PR também.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

3 comentários em “Cerveja artesanal do Paraná na televisão”

  1. ficou muito boa a materia do meu amigo Sandro. ele soube mostrar bem a nossa cultura cervejeira… agora é esperar a nova safra de cervejeiros caseiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *