Cerveja barata: 6 dicas para você beber cerveja artesanal em tempos de crise

Com a crise econômica no Brasil muita gente precisou apertar os cintos e cuidar com os gastos. Apesar do mercado cervejeiro artesanal crescer entre 20% e 30% a cada ano em tamanho, os comerciantes sentiram um certo recuo no consumo em 2016. A cerveja saiu um pouco do bar e foi para casa, diminui as quantidades e deixou o consumidor mais atento na compra.Mas a busca por cerveja barata não precisa afetar a qualidade dela.  Pensando no seu bolso fizemos uma lista com 6 dicas para você beber cerveja artesanal em tempos de crise, sem prejudicar o orçamento do mês.

cerveja-barata-beber-cerveja-em-tempos-de-crise

Monte uma confraria

Para o dicionário confraria significa irmandade; congregação; conjunto de pessoas da mesma categoria, com os mesmos interesses ou com a mesma profissão.

Trazendo para o universo cervejeiro, seriam pessoas com a mesma vontade de beber e descobrir novas cervejas artesanais sem gastar todo o salário do mês. Nesse caso, você vai precisar de rótulos diferentes, um local e os confrades. Cada um leva a quantidade de rótulos definida pela confraria ou realizam uma compra conjunta. Na hora de dividir também depende do número de rótulos que serão servidos, mas como o objetivo é degustar, 100ml por pessoa é quantidade suficiente. O local pode parecer a parte complicada, mas vale conversar com o dono do bar de sempre e perguntar se ele disponibiliza um espaço em dias de pouco movimento.

cerveja-barata-confraria

Dividir uma assinatura de cervejas com seu amigo

Com a grana apertada às vezes fica difícil assinar aquele pack de cervejas todo mês. Alguns clubes possuem a opção de escolha na quantidade de garrafas que você quer receber de cada rótulo, sempre em múltiplos de 2. Além de você baratear o preço por garrafa, ainda tem alguém para dividir o frete, caso seja cobrado na sua região. Dentre as assinaturas de cervejas que oferecem essa opção estão o Wbeer, The Beer Planet, Empório Veredas e outros.

cerveja-barata-assinatura-de-cerveja

 

Descontos especiais em sites de assinatura

A segunda vantagem de dividir uma assinatura de cervejas é poder aproveitar os descontos e liquidações do site como assinante. Geralmente eles oferecem valores mais baixos para os assinantes, você encontra cerveja barata de qualidade nessa hora. Outra vantagem é ser notificado  primeiro sobre as promoções. Aqui também vale falar com seu amigo que tem assinatura para comprarem juntos uma quantidade maior e conseguir um frete grátis. Ótimo também para buscar rótulos novos de cervejas artesanais para a confraria.

Compre direto na fábrica

Algumas fábricas de cervejas artesanais abrem em dias especiais para receber os clientes e outras já tem sua própria loja anexa a produção. Lá você irá encontrar cerveja fresca e com preços mais em conta também. Compras em quantidade podem render um bom desconto, então avise os companheiros de copo sobre a visita e dividam caixas fechadas.

growlers copy

Tenha um growler

Muitos empresários do mercado cervejeiro investiram em locais específicos para abastecer os growlers e oferecer um preço mais amigo. Se no começo era preciso enfrentar uma fila para adquirir o growler e pagar preços bem altos, agora com a popularidade desse container para carregar cerveja fresca os preços baixaram e as opções são bem variadas. A partir de R$10,00 você já consegue comprar seu growler de vidro de 1 litro. Também existem as opções em plástico, alumínio e cerâmica. O preço do litro da cerveja pode variar bastante, mas a média é de 30% de desconto em relação ao preço do copo de 500ml. A dica é deixar um growler sempre perto de você, carro ou mochila, para não perder de levar uma cerveja barata para casa.

cerveja-barata-wishlist-de-cerveja

Crie uma lista de desejos (Wishlist)

Faça uma lista com as cervejas que você gostaria de tomar e anote o preço regular delas. Mantenha sua lista de uma maneira que seja fácil de acessar, assim quando você se deparar com promoções no ponto de venda pode checar se elas realmente valem a pena. Também faça pesquisas na Internet dentro de um determinado período de tempo. O site Pricebeer pode ser um bom aliado nesse monitoramento de cerveja barata, já que ele mostra os valores de um rótulo em vários sites especializados.

Cuidado com as liquidações de venda combinada

Quando você entra num lugar com várias promoções fica muito tentado a comprar tudo que parece ser cerveja barata. Mas promoções que te obrigam a comprar mais que uma unidade para conseguir um desconto podem te levar a gastar mais do que realmente vale a pena. Antes de se jogar nos leve 3 e pague 2 da vida, verifique a validade da cerveja e se é um rótulo já aprovado por você. Muitas vezes agimos por impulso quando nos deparamos com preços muito baixos e no final o que era pra ser economia vira gasto.

E você, tem alguma dica para economizar na hora de comprar cerveja? Manda para a gente!

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *