Cervejeiros paranaenses anunciam que não vão participar do Wikibier

elkojote/SXC.HU

Nesta quinta-feira (30), a Associação das Microcervejarias Paranaenses e a Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva-PR) divulgaram uma nota oficial informando que não vão participar do Wikibier Festival, evento cervejeiro que acontece neste sábado (1º) em Curitiba. É o resultado de uma crise que vinha se anunciando há semanas.

Como o Blog do Bob escreveu, as reclamações são sobre uma grande falta de entendimento comercial entre os produtores de cervejas paranaenses e a organização do evento. Sei disso porque acompanho os bastidores e até alguns leitores me questionaram sobre o assunto. E é em respeito a vocês, leitores, que estou apurando o caso.

Vou procurar ouvir as duas partes, dar espaço para ambos se manifestarem e explicarem seus motivos, com a imparcialidade jornalística que sempre conduziu meus atos aqui nesse blog – por mais informal que seja a sua aplicação, com textos em primeira pessoa e tudo mais. Acredito que o caso merece esse rigor. Por isso, não havia publicado nada antes.

Minha opinião: quem perde é o público

De qualquer forma, um evento paranaense sem produtores caseiros e micro cervejarias do Paraná parece algo estranho. E acredito que para vocês, o público, também seja.

Independente das posições de cada um dos lados, acredito que no meio desse desentendimento, quem mais perde é o público, que gosta de cervejas especiais, está descobrindo esse novo mundo de sabores e alegria. É ele que espera ansiosamente os novos produtos, nacionais e importados, os festivais, as novas cervejarias e as invenções dos homebrewers.

É ele o principal motor do que chamamos de cultura cervejeira, que fomenta o mercado crescente, motiva os players, produtores, distribuidores, importadoras e cervejeiros caseiros.

É o público o centro de tudo isso. Sem ele, nada aconteceria.

É com pesar que vejo os desentendimentos ocorrendo, sendo que a situação deveria ser ao contrário: união. Unidos, todos são mais fortes, e se dá ao público o que ele pede: boas cervejas, cultura e um mercado justo.

Em tempo:

Até o momento, a organização do Wikibier não se pronunciou sobre o caso. Apenas garantiu que o evento vai acontecer.

Abaixo, confira a íntegra da nota das associações dos cervejeiros.

“Curitiba, 30 de Agosto de 2012

Aos apreciadores de cervejas especiais Curitibanas

As Microcervejarias e Homebrewers de Curitiba sentem muito por não participar do evento “Wikibier” e, sobretudo, por não prestigiar o público Curitibano neste evento.

Após várias tentativas de ambas as partes, não foi possível chegar a um acordo comercial entre as associações cervejeiras e a organização do evento.

Apesar desta perda, o movimento cervejeiro Paranaense sai fortalecido deste episódio, pois ele catalisou uma mobilização em prol da união entre as Micro-cervejarias locais, retomando a criação da Associação das Microcervejarias Paranaenses e ressaltando a união desta com a ACervA-PR (Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses).

Esperamos que nas próximas oportunidades estejamos todos juntos, apresentando nossos produtos e demonstrando nosso amor pela cidade, pela cultura cervejeira e por nosso fiel público.

Associação das Microcervejarias Paranaenses
ACervA-PR – Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses”

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

17 comentários em “Cervejeiros paranaenses anunciam que não vão participar do Wikibier”

  1. Nota 10 para as microcervejarias do Paraná que se uniram e nao aceitaram a super proposta de R$ 1,50 reias por litro de cerveja oferecido pela Comissao Organizadora do Wikibier. Nota Zero para a organizacao do evento, que além de querer explorar as cervejarias e cervejeiros locais, colocou o evento em dificil acesso para quem nao quer dirigir.

  2. É uma pena. O evento perde muito sem as cervejarias tradicionais do nosso estado, mas perde ainda mais pela ausência dos cervejeiros artesanais. Estes sim verdadeiros alquimistas contra cervejas excessivamente comuns.

  3. Flavio Queiroz

    Quem perde é o público, mesmo! Ño ano passado, quem bebeu as artesanais paranaenses se surpreendeu. Além disso, nada mais agradável do que provar a cerveja curitibana em casa!
    Confesso que chego a parder a vontade de ir ao evento, ja que as cervejas tão presentes no meu copo nao estarão lá!
    E o pior, é que o pessoal “novato” atraído pelo evento, não conhecerá as maravilhas da Bodebrwon, do Junka, Way, Klein, De Bora…
    Uma grande pena!
    (b)

  4. Flavio Queiroz

    Realmente, ficou num lugar distante, ruim pra quem vai de carro, e sem o que gostaríamos de ver (beber). E eu pago o triplo pela cerveja dessa galera, pode mandar lá pra casa! hehe

  5. WIKIBIER agora que estragou a festa, vai devolver o dinheiro do nosso ingresso? Não tenho mais a mínima vontade de ir celebrar um encontro discriminatório das nossas raizes com o resto do mundo. Não só por ser bairrista, mas reconheço nossas qualidades.

  6. Patrick Afornali

    Poxa vida, a Wikibier Curitiba ficará nexo sem nada regional.
    É a mesma coisa que ir pro Japão e não ver nenhum japonês!

  7. O evento terá participantes do Paraná.

    Já há confirmados no site.

    Pode ser que participantes ligados às associações não vão, mas haverá outros paranaenses sim.

    Essa é a “velha” Curitiba: onde melhor que fazer é não deixar fazer…

  8. R$ 1,50 por litro? É isso mesmo? Se for real de fato é um absurdo por parte da organização. Mas tem um lado positivo: momento para os cervejeiros paranenses se organizarem e criarem seu próprio festival. Aí a porra fica séria…

  9. Gente, alguns cervejeiros realmente não participarão, mas teremos oportundades únicas, como de conhecer o Mikel Borg da Mikkeller, de provar outras cervejas pouco conhecidas e aproveitar um festival bacana, com várias programações.

  10. O evento, desde o ano passado, mostrou que se propõem a divulgar o trabalho das cervejarias e dos cervejeiros artesanais! Confio que esse ano não será diferente! Minha presença está mais do que confirmada!

  11. Curitiba está fraca em lugares para acontecer um evento deste porte, não tem espaço para receber um Wikibier da vida. O lugar ficou longe, mesmo, mas isso também é falta de apoio dos donos de espaços em Curitiba. O jeito é ir de carro ou táxi e aproveitar as cervejas presentes

  12. Espero que o Wikibier 2012 não estrague a credibilidade dos futuros eventos. Antes de anunciar qualquer serviço, seja: local, compra de ingressos, site do evento tem que ter tudo concretizado; pois não queremos que a “massificação” de uma cultura se perca por falta de qualidade. Boa sorte e muito trabalho aos organizadores!

  13. O evento, desde o ano passado, se mostrou como um negócio montado por profissionais de eventos, não de cerveja, pra ganhar dinheiro aproveitando o hype. É divertido? Sim, muito, e vou de novo. É festa de cervejeiro? Decididamente não. Pode ser um evento muito bom se a hipocrisia for deixada de lado.

  14. Diego Pestana

    Estou muito decepcionado e concordo com o Flavio Queiroz.
    Além do que essa história de oportunidade de conhecer o Mikel Borg é a maior ilusão. Vão lá pra ver um cara que no outro dia nem vai lembrar da sua cara, enquanto não conhecerão um cervejeiro local, tão bom quanto, pode virar um grande amigo.

    Um evento regional daria muito certo e mostraria ao publico o nosso potencial!

  15. Alexandro Talamini

    A Wikibier 2012 foi um fracasso. Horrível organização. Não tinha cerveja. O menor tempo que eu fiquei em uma fila p/ comprar uma cerveja foi 20 min. Isto aconteceu porque poucas cervejarias prestigiaram o evento. Aliás, uma dica aos produtores: criem vcs mesmo o seu próprio evento. Deixar alguém de fora do meio de vcs organizar um evento p/ ele somente ganhar dinheiro está errado. O evento deve ser feito p/ divulgar as cervejas, e não p/ um idiota só ganhar dinheiro nas costas de vcs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *