Chef Durski e o cervejeiro André Junqueira vão lançar a Morada Cervejaria

Arquivo Pessoal
André Junqueira e sua esposa, Fernanda.

Nada melhor do que juntar a fome com a vontade de comer. Com o perdão do trocadilho, essa máxima também é verdadeira para a gastronomia. Então, que tal unir pratos feitos à mão com cervejas artesanais? Foi essa ideia que deu origem a parceria entre dois grandes nomes do Paraná: o premiado chef Junior Durski e o vencedor do V ConcursoNacional das ACervAs (Associações de Cervejeiros Artesanais) na categoria Oktoberfest/Märzen, André Junqueira. Em maio, juntamente com a inauguração do novo restaurante Madero, na Comendador Araújo, no Centro de Curitiba, será lançada a Morada Cervejaria.

“A ideia de colocar uma cerveja artesanal no restaurante vem complementar o que é o Madero: um restaurante muito artesanal, onde o hambúrguer, o pão e tudo mais é feito a mão, sem conservantes”, diz Durski. A parceria foi possível também porque além dois conceitos comuns, o cervejeiro e o chef já se conheciam de longa data. “Eu entendo de fazer hambúrguer, e não cerveja. Então, precisávamos de um parceiro, alguém que soubesse muito, de preferência o melhor. Aí apareceu o André, que além de professor no assunto é um cervejeiro premiado nacionalmente”, conta.

Para o lançamento, a cerveja escolhida é do estilo Kölsch, tradicional da cidade alemã de Colônia. Ela é clara, leve e refrescante, predicados comuns às cervejas comerciais, no entanto mais rica em aroma e sabor, conta Junqueira. “Queríamos algo que não fosse assustar as pessoas ainda não iniciadas na arte das cervejas especiais. Mas sem dúvida não poderia deixar de ter um toque revolucionário. Ela extrapola o padrão alemão sendo maturada em carvalho francês, conferindo um toque leve de complexidade ao corpo da cerveja. O aroma também é mais rico do que nas tradicionais”, explica Junqueira.

Priscila Forone/Arquivo/Gazeta do Povo
O chef Junior Durski trocou essa “cervejinha” aí por uma paranaense bem melhor!

O novo Madero Burger & Grill deve ser inaugurado até dia 15 de maio, segundo Durski. Apesar da entrada da nova cerveja, o restaurante deve manter a cerveja industrializada no cardápio como opção para os clientes.

Futuro

Durski conta que esse é um embrião de um projeto maior. Inicialmente, será apenas um estilo de cerveja em um restaurante, mas depois, dependendo da aceitação dos clientes, isso vai evoluir. “Estamos plantando uma semente olhando o macro. Pretendemos ter junto com André um Brew Pub, onde ele cuidaria das bebidas, principalmente da cerveja, que seria fabricada no mesmo local, e o Madero da comida”, diz.

O plano de montar um Brew Pub é um antigo sonho do Junqueira. “Quando comecei a pesquisar as maneiras de criar um negócio viável com cerveja, concluí que esse conceito é o mais sustentável. Fabricar a cerveja e servir no mesmo local, fresca, direto da bica, no ápice da maturação de cada estilo. Não tem como ficar melhor que isso”, conta. “E para completar, queria uma parceria de alto nível para a alimentação, então aconteceu a proposta para o Durski, que aceitou a idéia de braços e portas abertas”.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

– Orkut: Comunidade eu frequento o Bar do Celso


Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos – Bookmark and Share

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

8 comentários em “Chef Durski e o cervejeiro André Junqueira vão lançar a Morada Cervejaria”

  1. Hamburguer bom com cerveja de verdade e fresca… nada do precioso líquido percorrer quilómetros para chegar ao copo

    Muito sucesso na nova Morada da cerveja em Curitiba!!!

  2. ADOREI a idéia!!
    Já conheço o Madero desde o seu primeiro restaurante e o Junqueira conheci no curso da Bodebrown, entende de cerveja como ninguém, tenho certeza que essa parceria será fantástica!

  3. Antonio Mendes

    Excelente notícia. Volte e meia ia até o Madero e sentia falta de uma opção melhor em termos de cerveja. Sempre tinha esse “porém.” Espero que disponibilizem também essa opção nos Express. Entendo que os restaurantes tem que possuir opções digamos assim mais comerciais, em termos de negócio ainda é necessário. Agora no padrão de gastronomia oferecido pelo Madero entendo como essencial a opção de uma cerveja de qualidade, o que não acontecia até então mas.. em breve isso se resolverá :-)) Ótimo.

  4. João Trevisan

    Parabéns André!
    Mas peraí Celso “O chef Junior Durski trocou essa cervejinha aí por uma paranaense bem melhor!”
    Dizer que a DEUS é cervejinha, mostra o seu conhecimento sobre o assunto eim.

  5. Olá, João. O comentário com a Deus era pra ser uma brincadeira, claro. Rs. Mas vou colocar umas aspas ali para não gerar esse tipo de confusão. Rs… Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *