Breaking News
Home » Reportagens » Como escolher o melhor curso de cerveja para você

Como escolher o melhor curso de cerveja para você

Você, querido leitor do BarDoCelso.com , provavelmente já deve ter pensado que seria maravilhoso poder trabalhar com cerveja. Caso você seja um apaixonado por cervejas artesanais de vários estilos, já tem uma das características bem importantes para seguir na profissão. São vários os cursos de cerveja no mercado, em várias áreas envolvendo a bebida, e você precisa saber exatamente o que quer para traçar seu caminho. Por isso vamos te dar aquela força e ajudar a escolher de acordo com a sua necessidade ou expectativa.

Num primeiro cenário vamos imaginar que você goste de beber cerveja, degustar alguns estilos dentro da sua zona de conforto, mas não sabe ainda se gostaria de trabalhar com isso. Ou então você está trabalhando com cerveja e ainda não tem muito dinheiro para investir nos estudos. Nesse caso está mais para lazer ou iniciando um novo trabalho, então a nossa dica é procurar um curso de introdução para trazer uma perspectiva maior sobre o mundo da cerveja. No curso de Introdução ao Universo das Cervejas Especiais do Instituto da Cerveja, por exemplo, tem um formato enxuto, que busca passar a informação de uma maneira mais descontraída, mas sem perder em conteúdo.

Nele você vai descobrir mais sobre a cerveja, seus estilos, as escolas cervejeiras, história, como degustar e aproveitar melhor a bebida. A vantagem é que o investimento é baixo, o tempo é reduzido, você pode convidar seus amigos, namorada (o), marido, esposa, família (todo mundo maior de 18) para participar. Não precisa ter um conhecimento prévio sobre e nem conhecer cerveja artesanal. Ao final você entenderá mais sobre o tema, abrirá sua mente para novos estilos e também poderá decidir com mais embasamento se esse é a sua melhor opção de carreira.

Sommelier de Cervejas
Agora, você já trabalha com cervejas ou quer muito entrar no mercado, ou é cervejeiro caseiro e quer conhecer mais sobre estilos, ou ainda faz o tipo que gosta de um hobby que junte diversão e estudo. Se um desses for o seu perfil nossa indicação é buscar um curso de sommelier de cervejas. São vários espalhados no Brasil, mas nossa dica fica com o curso Profissional de Sommelier de Cervejas do Instituto da Cerveja.

Com um conteúdo mais extenso e aprofundado, o curso é voltado para capacitação do sommelier de cervejas para atuar no mercado de trabalho. Claro, isso não impede que faça o curso como hobby. A carga horária total é de 84 horas com a degustação de 70 rótulos diferentes, incluindo um jantar harmonizado e uma visita em uma fábrica de cervejas artesanais. Para quem busca o diploma é preciso realizar as provas e trabalhos, além de manter uma frequência de 80%. Para quem está em Curitiba, o Instituto terá o curso aos finais de semana, com aulas duas vezes ao mês.

Sommelier de Cervejas
Podemos também imaginar que você gostaria de fazer a sua própria cerveja, e quem sabe partir para uma carreira como cervejeiro. A dica aqui é antes de ser inscrever num curso de cerveja é conversar com uma Acerva local (Associação de Cervejeiros Caseiros) e descobrir cursos e dicas para começar na panela em casa. Também existem escolas no país que ensinam a arte de fazer cerveja, como por exemplo a Bodebrown e a Sinnatrah.



Depois disso visite várias cervejarias para conversar com os profissionais que comandam as produções, para descobrir se é aquilo mesmo que você espera – a rotina e as tarefas corriqueiras geralmente não aparecem nos sonhos. Então busque por cursos na área de Tecnologia Cervejeira – o Instituto da Cerveja e o Senai tem bons cursos para iniciar. A Escola de Cerveja e Malte tem uma série de cursos nessa área, inclusive um mais completo chamado de Mestre Cervejeiro, caso resolva realmente se aprofundar.
Ficou mais confuso ainda? Então vamos dar uma simplificada.

Como escolher um curso de cerveja

Curso de Introdução da Cerveja é indicado para:

  •  Quem não sabe se vai investir na carreira com cerveja
  •  Conhece nada ou muito pouco sobre cerveja
  •  Gostaria de inciar no mercado e ainda não tem dinheiro para investir
  •  Jornalistas e produtores de conteúdo que querem começar a se especializar na área
  •  Garçons e atendentes de bares de cervejas especiais que querem melhorar seus serviços

Curso de Sommelier de Cerveja:

  • Quem já fez o de Introdução e pegou gosto pela coisa
  • Deseja abrir algum estabelecimento e trabalhar com o público das cervejas especiais
  • Quer atuar como Sommelier (veja matéria completa O que faz um sommelier de cervejas)
  • Cervejeiro caseiro que deseja aprofundar seus conhecimentos e estilo e análise sensorial
  •  Jornalistas e produtores de conteúdo que querem se especializar
  • Nerd cervejeiro que gosta de estudar e faz da cerveja seu maior hobby

Cursos na área de fabricação de cerveja

  •  Já conhece cervejas artesanais e quer fazer em casa
  •  Cervejeiro caseiro que quer aperfeiçoar as técnicas
  •  Tem vontade de se profissionalizar como cervejeiro
  •  Quer abrir a própria cervejaria e trabalhar na produção

Cursos de Cerveja do ICB em Curitiba

O Instituto da Cerveja Brasil está com matrículas abertas para o curso de Introdução ao Universo das Cervejas Especiais que acontece agora em maio, nos dias 12 e 13, em Curitiba. Quem ministra é o nosso sommelier e mestre de estilos Luís Celso Jr. Será no restaurante Priazzo, que fica no mesmo local da Cervejaria Masmorra, na Rua Itupava, no Alto XV.


Em agosto o Instituto volta com o curso Sommelier de Cervejas aos finais de semana. Serão 5 finais de semana, um por mês, com aulas com os professores mais qualificados do Brasil. A matrícula já pode ser realizada no site do Instituto.

 

About Nadya Romanowski

Nadya Romanowski, jornalista e sommelier de cerveja que faz das cervejas especiais o motor de sua vida pessoal e profissional. Levanta a bandeira “beba menos, beba melhor” para quem quiser ver. Não defende rótulos e não tem preconceito com estilos. Sem frescuras, apenas bom gosto.

Check Also

Qual cerveja artesanal de Curitiba você é?

No aniversário da capital paranaense  resolvemos fazer uma homenagem a cerveja curitibana criando um quiz. …