Concurso Bierland traz o estilo Pumpkin Ale para sua 6ª edição

A Cervejaria Bierland, de Santa Catarina, já definiu o estilo para o seu Concurso Cervejeiro Caseiro anual. No último dia 31, Dia das Bruxas, foi divulgado a escolha do Pumpkin Ale como a referência para a 6ª edição do concurso. Um dos objetivos é explorar esse estilo que ainda não tem muitos rótulos fabricados no Brasil.

concurso-bierland-pumpkin-2

Oriundo do Estados Unidos, o Pumpkin Ale foi desenvolvido pelos americanos por conta da abundância de abóboras no outono e a escassez do malte. “Na época, a abóbora foi uma alternativa encontrada para agregar o açúcar necessário para a fermentação da cerveja juntamente com o malte”, explica , Yuri Holbrich, sommelier de cervejas da Bierland. Por muito tempo as cervejas Pumpkin Ale caíram no esquecimento e voltaram a aparecer em meados de 1980. “O estilo Pumpkin Ale é feito a partir de uma cerveja base, que pode ser de qualquer estilo, e com pedaços, pasta, calda ou outra forma de inserção da abóbora em algumas partes do processo de fabricação do rótulo. Geralmente, essas cervejas possuem um sabor mais adocicado e marcante”, comenta Yuri.
Como são cervejas sazonais de outono no hemisfério norte, as cervejas importadas costumam aparecer no Brasil em meados de outubro. As cervejarias nacionais também mantiveram essa tradição por aqui, liberando seus lotes na mesma época.

Concurso Bierland Pumpkin Ale

concurso-bierland-pumpkin

O edital da 6ª edição do Concurso Cervejeiro Caseiro, com regras, informações e esclarecimentos de dúvidas estará disponível no site da Bierland no início de 2017. O vencedor do concurso terá a receita de sua cerveja produzida em grande escala na fábrica da cervejaria. “A cada edição, buscamos trazer novidades e desafios que estimulem os cervejeiros caseiros a criar rótulos diferentes e de sabores marcantes. A escolha do estilo Pumpkin Ale veio justamente para isso e achamos interessante divulgá-lo em uma data em que o ingrediente principal está em evidência”, comenta Eduardo Krueger, sócio-proprietário da Bierland.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *