Hoje, 26 de março, é o Dia Mundial do Chocolate. É também o Dia do Cacau no Brasil. Então, nada melhor para comemorar essas datas do que degustar ótimas cervejas com cacau.
Os aromas achocolatados na cerveja podem ser produzidos de diversas formas. A mais comum é a utilização de maltes torrados em cervejas escuras, mas não é difícil encontrar exemplares que usam cacau ou mesmo chocolate.
Para efeitos de recorte, foquei nessa lista em dez cervejas com cacau mesmo. É justamente com ele que temos a maior quantidade de rótulos atualmente e um uso mais criativo.
Outro motivo é que o uso do chocolate mesmo na cerveja é algo legalmente complicado no Brasil e tecnicamente difícil. Primeiro, por aqui ainda é proibido usar ingredientes de origem animal na cerveja. E o chocolate normalmente contém leite. Depois, o limento contém gordura, o que acaba com a espuma da cerveja e prejudica seu visual também. Muitas das chocolate beers utilizam técnicas alternativas, ou mesmo essências e o próprio cacau nas misturas para lembrar chocolate.
Então, chega de chatice e vamos ao que interessa!
E viva as cervejas com cacau!
Cacau Wee
A Cacau Wee é o mais recente lançamento da cervejaria Bodebrown para a Páscoa. Com teor alcoólico de 8%, foi desenvolvida a partir da já conhecida Wee Heavy e contém sete tipos de maltes, levedura escocesa e grande adição de cacau brasileiro provenientes de Ilhéus, Bahia. Batizada como uma Brazilian Cacau Ale, é uma homenagem ao estado baiano. Essa novidade cervejeira já ganhou Medalha de Ouro no Mondial de La Bière 2014, em Montreal (Canadá).
Cacau IPA
A Cacau IPA é talvez a mais famosa cerveja brasileira com cacau. Feita em colaboração entre a Bodebrown e a Stone Brewing Co. quando Greg Koch visitou o Brasil em 2013. As notas de cacau são bem marcantes, o que se deve a adição de nibs em sua composição. Premiada no South Beer Cup 2014, essa cerveja possui 6% de graduação alcoólica.
Wals Petroleum
Ganhadora da medalha de prata no Festival Brasileiro da Cerveja 2015, a Wals Petroleum surgiu de uma parceria com a paranaense DUM Petroleum, que é a criadora da receita. Porém, nos dias de hoje, devido a um contrato firmado para compra da receita, coexistem o rótulo Petroleum – da DUM e o da Wals -, com receitas parecidas mas diferentes. Por isso vale a degustação de ambas.
DUM Petroleum
A Petroleum, da DUM Cervejaria, usa cacau belga e é a única a estrelar um documentário próprio, em fase de finalização. A cervejaria também inovou com essa receita, utilizando a técnica de envelhecimento em madeira para criar três versões – Amburana, Carvalho Francês e Castanha do Pará -, novidades que foram lançada no Festival Brasileiro da Cerveja desse ano, em Blumenau.
Dum/Mestre-Cervejeiro 10 anos – Session Porter
Esta é a cerveja de 10 anos do Mestre-Cervejeiro.com, cuja receita foi feita pela DUM Cervejaria. É uma Session Porter com 3,8%, que leva cacau belga. É leve, agradável e refrescante, com maltes torrados e cacau evidentes, mas com corpo médio-baixo.
Baden Baden Chocolate
A Baden Baden Chocolate possui aroma de notas adocicadas de baunilha e cacau, mistura que lembra chocolate. Porém, na boca, possui o amargor do malte torrado e leve lúpulo, o que surpreende e impressiona quem a prova. Com 6% de teor alcoólico, é uma ótima opção para harmonizar com sobremesas de chocolate, frutas ou sorvete.
Mistura Clássica Porreta IPA
A cerveja Porreta IPA surpreende pelos aromas e sabores de chocolate, adquiridos através da adição do cacau trabalhado para o uso cervejeiro, vindo direto da região sul da Bahia. Com graduação alcoólica de 6%, utiliza em sua elaboração 5 tipos de maltes distintos e 3 variedades de lúpulos americanos.
Noi Cioccolato
A Noi Cioccolato é uma cerveja com 12% de teor alcoólico e possui notas de baunilha, frutas, sementes secas e amadeirado de carvalho. Além da adição de nibs de cacau contém lúpulos ingleses e um mix de maltes que dão aroma e sabor de chocolate.
Dieu Du Ciel Aphrodisiaque
Com aromas e sabores de baunilha, chocolate amargo, bourbon e malte torrado, essa cerveja é bem equilibrada. Com teor alcoólico de 6,5% e lupulagem discreta, possui em sua composição cacau orgânico “fair-trade” e é muito suave. Uma delícia!
Grado Plato Chocarrubica
Com teor alcoólico de 7%, essa cerveja tem adição de cacau e sementes de alfarroba siciliana, formando um conjunto harmonioso de cor e sabor. A cremosidade que lembra o chocolate é resultado da adição de aveia.
Curtiu? Qual é a sua cerveja com cacau preferida? Comente!