Breaking News
Home » Pergunte ao Celso » Eisenbahn Pilsen: Pilsen mesmo ou American Lager?

Eisenbahn Pilsen: Pilsen mesmo ou American Lager?

“Bom dia Celso!
Não sei se você pode me ajudar numa dúvida.
Eu adoro tomar a Eisenbahn Pilsen. Acho muito saborosa. Mas eu queria saber qual é o verdadeiro estilo dela! É uma Pilsen mesmo ou uma American Lager?
Obrigado.
Ivan Carlos Santana

Olá, Ivan. Boa pergunta! Vamos lá:

Eisenbahn Pilsen na verdade é uma American Lager puro malte. Ou, como costumávamos chamar até o guia do ano passado da Brewers Association, uma Premium American Lager – a modificação do guia para esse ano tirou esse estilo, englobando essas cervejas apenas como American Lager mesmo.

Eisenbahn Pilsen copo e garrafa

Não é incomum que as marcas usem para sua principal cerveja de giro o termo Pilsen de forma não muito correta do ponto de vista de estilo. Aqui a questão é mais comercial do que técnica. E isso gera alguma confusão entre os consumidores, principalmente os mais informados.

Sempre é bom lembrar também que American Lager, como a Eisenbahn Pilsen, na verdade é uma derivação das Pilseners originais: Bohemiam Pilsener e German Pilsener. Mais especificamente da versão alemã. A história nos conta que esse estilo alemão chegou por volta de 1700 aos Estados Unidos com os imigrantes alemães e fez muito sucesso até a Lei Seca, que durou de 1920 à 1933. Nesse período era proibido fabricar e consumir qualquer bebida alcoólica no país. Com o fim da lei, a regulamentação foi apertada. Mas outro fato também aconteceu: poucas cervejarias conseguiram voltar à ativa. Muitas tinham falido.

Eisenbahn Pilsen capa

Essa poucas eram também grandes e aos poucos, inspiradas naquele estilo de cerveja clara alemã, foram adaptando a cerveja ao gosto popular. Se a cerveja parecia para o público geral muito amarga, tirava-se o lúpulo. Se parecia muito pesada, tirava-se uma parte do malte, que era substituído por adjuntos, como milho e arroz, que a deixava mais leve. E aí por diante…

Com o passar do tempo, surge então uma variação mais leve de sabor sutil e alta refrescância, que tecnicamente chamamos hoje de American Lager e que é a maioria absoluta da cerveja produzida e consumida no mundo.

Enquanto uma Bohemian Pilsen oferece um bom equilíbrio entre sabores do malte e do lúpulo, inclusive amargor, a German Pilsen tem ênfase no lúpulo, seu aroma, sabor e amargor, com corpo baixo e menos malte (é normalmente até mais clara). Já uma American Lager, como a Eisenbahn Pilsen, oferece sabores e aromas mais sutis de malte e lúpulo (frenquentemente mais maltada do que lupulada), lembrando levemente cascas de pão, panificação, com talvez leve aroma de lúpulo e sabor baixo, com amargor igualmente baixo.

São todas claras, refrescantes e relativamente leves.

*****

Tem uma dúvida de cervejas? Pergunte ao Celso!

Mande e-mail para contato@bardocelso.com com sua questão, seu nome completo e cidade que selecionaremos as melhores questões para responder na seção Pergunte ao Celso. E se o Celso não souber, ele pergunta pra quem saiba!

About Luís Celso Jr.

É jornalista, sommelier, juiz e consultor de cervejas. Fundou o BarDoCelso.com em 2006 e desde então se especializou cada vez mais, sendo hoje um dos principais e mais experientes profissionais do Brasil. Ficou em 3º lugar no 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, em 2014, e 6º nas duas edições seguintes. Foi um dos representantes do Brasil na 4ª edição do Campeonato Mundial de Sommeliers em 2015. Saiba mais sobre os serviços do BarDoCelso.com ou sobre o Celso .

Check Also

Brigadeiro de cerveja: qual a melhor escolha? – Pergunte ao cervejeiro

[Olá, pessoal. Já há algum tempo estou para abrir mais esse espaço aqui no Bar …