O inverno está aí e os lançamentos de cervejas mais “aquecedoras”, com mais álcool e corpo, não param! Importada da Alemanha pela Davika, a edição limitada Hohenthanner St Sixtus chega ao Brasil agora em 2017 para aquecer os cervejeiros que querem produtos de qualidade. Trata-se de uma Doppelbock, estilo bastante alcoólico e encorpado, ótimo para essa época do ano.
A Hohenthanner St Sixtus – sim, o nome é complicado, a gente sabe! – tem uma coloração entre o rubi e o castanho e conta com notas caramelo e frutas secas no aroma. Na boca, corpo médio e final seco seco, com pouco amargor, além de agradável aquecimento por conta dos 8% ABV.
A Doppelbock, como o nome em alemão já diz, é uma versão mais forte da bock, já bastante conhecida aqui no Brasil. Este estilo foi desenvolvido há mais de 300 anos por monges da ordem dos Mínimos (Paulinos), que consumiam a cerveja como único alimento durante o dia na quaresma. Por ser rica em carboidratos, vitaminas e calorias ficou conhecida como “pão líquido”. A primeiro do estilo foi a Paulaner Salvator.
A Hohenthanner
A Davika também importa para o Brasil outros dois estilos de Hohenthanner: a Märzen e a Hefe-Weissbier. A primeira é um dos estilos mais tradicionais da Alemanha, tendo sido por muitos anos a cerveja oficial da Oktoberfest. É uma Larger com 5,8% de teor alcoólico e com forte presença de malte. Ela ficou em terceiro lugar no European Beer Star em 2013 e segundo em 2014. Em 2016, foi premiada com medalha de ouro no Meiningers International Craft Beer Award.
Já a Hefe-Weissbier é uma cerveja de trigo não filtrada, com 5,6% de teor alcoólico e feita com levedura própria, além de combinar ingredientes selecionados. Aroma e sabor que remetem a banana e cravo, corpo médio, boa formação de espuma, coloração dourada e altíssima drinkability faz dela a campeã de vendas da Hohenthanner no Brasil. Em 2016 foi premiada com medalha de ouro pela DLG (órgão equivalente ao ministério da Agricultura na Alemanha).
A Hohenthanner é uma cervejaria alemã super tradicional fundada em 1864 por Nikolaus Rauchenecker, no vilarejo de Hohenthan há poucos quilômetros de Munique, no coração da Baviera. A Hohenthanner Schlossbrauerei traz consigo 150 anos de tradição e história. É administrada por Johannes, terceira geração da família Rauchenecker.