Notícias

Instituto da Cerveja comemora 5 anos com festa neste sábado

Instituto da Cerveja BrasilO Instituto da Cerveja Brasil acaba de completar cinco anos e comemorará com uma festa neste sábado (19) em sua sede localizada no bairro de Moema. A data ficará marcada pela reinauguração do espaço, que acaba de ser reformado e ampliado para receber novidades, como o TapRoom ICB, que contará com um lindo Biergarten.

Com a reforma, a maior escola especializada em educação cervejeira da América Latina ganhou ainda nova sala de aula, aumentando sua capacidade para atender mais 50 alunos por turma, somando 130 no total. Desde que iniciou suas operações em agosto de 2010, o Instituto da Cerveja já formou mais de dois mil alunos. E a cada ano, cresce o número de inscritos nos cursos da instituição – até o momento, em 2015 a escola já registrou 160% mais inscrições do que em 2014.

A cerveja

Para marcar a celebração, que acontecerá das 10h00 às 22h00, o Instituto da Cerveja Brasil apresentará na festa também o seu primeiro rótulo próprio de cerveja, que poderá ser encontrado em diversos pontos de venda parceiros do ICB logo após o evento. A novidade, produzida em parceria com a cervejaria Bamberg, foi batizada de True German Pils.

“É uma alegria para mim depois de 10 anos no mercado poder abrir as portas da minha cervejaria para receber amigos e me divertir fazendo o que mais gosto, cerveja de qualidade . Essa parceria entre o ICB e a Bamberg marca o grande sucesso dessas empresas, que são duas das maiores referências do segmento. Nessa receita criada pelo Alfredo Ferreira, um dos co-fundadores do Instituto da Cerveja, usamos malte e lúpulos que nunca tínhamos usados anteriormente. E o resultado foi surpreendente”, afirma Alexandre Bazzo, mestre cervejeiro e fundador da Bamberg.

A True German Pilsen ou Pils é uma cerveja bastante refrescante de coloração amarelo-palha, brilhante, corpo baixo, com boa formação e estabilidade de espuma. O rótulo possui aroma e sabor presentes de lúpulos nobres da escola alemã, trazendo um amargor marcante, do médio para o alto, chegando aos 45 IBU’s, e teor alcoólico baixo, de apenas 4,9%. Na receita foi utilizado lúpulo Barth-Haas e malte Agrária e weyermann.

“Esse exemplar nacional do estilo alemão em sua forma fresca, recém-produzida e que não sofrerá com os impactos dalogística de importação, é praticamente uma novidade entre os brasileiros, uma vez o transporte da Alemanha até o Brasil proporciona perda relevante de importantes impressões sensoriais, que é a do lúpulo no primeiro plano”, afirma Alfredo Ferreira, mestre cervejeiro e co-fundador do Instituto da Cerveja Brasil.

Festa

A festa terá muito rock’n’roll – com o show da banda La Luna -, food-trucks estacionados na porta do ICB durante todo o evento, além dos serviços da Barbearia Corleone e da presença das cervejarias: Bamberg, Cervejaria Nacional, Madalena, Dama, Blondine, Karavelle, JBeer, Landel e Dadiva.

O evento será aberto ao público e os ingressos já podem ser adquiridos no ICB a R$ 40 cada, com direito a três chopes. Metade do valor arrecadado pela bilheteria será destinado a uma instituição de caridade. O endereço do ICB é: Av. dos Carinás, 417 – Moema.

Patrocínio da Acerva-SP

Com o objetivo de ajudar a promover e a consolidar o mercado cervejeiro de São Paulo, o Instituto da Cerveja Brasil apoia a produção de cerveja caseira tornando-se o novo patrocinador da ACervA Paulista – associação sem fins lucrativos, que sobrevive de contribuições de seus associados – cervejeiros apaixonados pela cultura que envolve esse rico universo – e de pequenos cursos que promove, desde o básico da produção de cerveja caseira até os mais avançados, de aperfeiçoamento, para quem deseja atingir uma qualidade superior na fabricação da bebida.

“Tendo a qualidade da cerveja em mente, um parceiro mais do que natural para a ACervA é o Instituto da Cerveja Brasil. Desde o início da nossa gestão, a maior escola cervejeira da América Latina já promove descontos de 5% em seus cursos para todos os nossos associados. Agora essa parceria cresceu e a instituição se tornou nossa patrocinadora, um apoio vital para nossa associação e que nos possibilitará oferecer muito mais vantagens para nossos associados, nos permitindo difundir ainda mais essa cultura, que é apaixonante. Obrigado ICB!”, afirma Marcos Vicentin, presidente da AcervA.

Em novembro, o Instituto da Cerveja sediará um congresso técnico da Acerva-SP.

Com informações da assessoria de imprensa do Instituto da Cerveja.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Leave a Reply