Lake Side Beer e Way Beer produzem cerveja sem Glúten

Lake Side Beer e Way Beer produzem cerveja sem GlútenTemos visto com cada vez mais frequência a presença de produtos sem glúten nos pontos de venda para consumidores celíacos que são pessoas que apresentam intolerância a proteína encontrada em alimentos com cevada, trigo, centeio e seus derivados. Ou seja: em ingredientes presentes também na produção de cerveja. Por isso, algumas marcas já produzem bebidas especiais para esse público e a mais nova produção – desta vez com selo Made in Brazil – é a American Pale Ale (garrafa de 300 ml) produzida entre a Lake Side Beer (primeira marca de cerveja sem glúten produzida no Brasil) e a cervejaria Way Beer (do Paraná) que será lançada nesta segunda-feira (26/10) no Aconchego Carioca de São Paulo.

A bebida faz parte de um projeto da Lake Side Beer que pretende relançar cervejas reconhecidas em versões sem a proteína. “O objetivo é atrair também o público intolerante ao glúten para o amplo universo cervejeiro. Além disso, para os que já conhecem o rótulo, nossa cerveja sem glúten tem a vantagem de não causar aquela sensação de estufamento”, completa Paulo Veit, mestre cervejeiro da casa.

A cerveja Way APA by Lake Side Beer passou por um tratamento exclusivo que, através de enzimas, garantiu a quebra das proteínas de glúten presentes nos grãos de malte. Inclusive, os produtores garantem que os admiradores do rótulo podem ficar tranquilos porque o processo não alterou as principais características da bebida que são o seu sabor maltado, cítrico e amargor acentuado.

Para esta produção foram usados a levedura American Ale, o malte caramelizado Crystal 60 e lúpulos críticos americanos Cascade, Citra e Amarillo. A água usada é tratada para garantir que realce as características de tais lúpulos e, para completar, é feita uma adição dos mesmos no final do processo de maturação – o famoso Dry Hopping, que garante o acentuado aroma de lúpulo da mais nova cerveja sem glúten do mercado brasileiro.

Ficha Técnica
Estilo: American Pale Ale
Coloração: Laranja
Aroma: Fruta cítricas, leve caramelo e pão
Paladar: Levemente maltada com toque cítrico dos lúpulos
Teor alcoólico: 5,2%
Amargor: 31 IBU
Temperatura ideal de consumo: Entre 5º e 7º C

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *