Pular para o conteúdo

Ogre Beer lança colaborativa híbrida de Kvass com Session Rye Ale

A cervejaria Ogre Beer, de Curitiba, lança nesta semana sua mais nova criação, a Hopnyk Kvass, uma produção colaborativa com as cervejarias Ol Beer, Vosgerau e a Slow Bakery/La Panoteca. Inusitado é o estilo escolhido: um híbrido entre um Kvass, bebida tradicional do Leste Europeu feita a base de pão torrado, com uma Session Rye Ale com aromas cítricos e frutados dos lúpulos americanos.

“O Kvass nasce da tradição universal do aproveitamento de alimentos. Quando o pão ficava duro demais para comer, era usado como base para um fermentado”, explica Carlos Manuel, sócio-proprietário da Ogre Beer. Tradicional dos países eslavos e do Leste Europeu, a bebida é de fácil acesso por lá, com no máximo 2% de álcool, levemente ácida, e na sua forma tradicional também leva condimentos, especiarias ou frutas passas, além do pão de centeio.

“Nossa cerveja não é inspirada no Kvass. Não se trata de analisar aquele produto e fazer algo que lembre ele. Realmente inserimos pão na receita, fazendo dela um Kvass de verdade. Além disso colocamos mais centeio, malte de cevada e subimos para 4% de álcool, com lúpulos Magnum e El Dorado, fazendo esse híbrido delicioso”, conta Carlos.

“Uma cerveja que foi feita entre amigos – com o pessoal das cervejarias Ol Beer, Vosgerau e La Panoteca – para ser consumida também entre amigos”, diz Carlos.

A cerveja

Para chegar no resultado desejado, a equipe contou também com a ajuda do Oscar Luzardo, especialista e pesquisador de pães da a Slow Bakery e da loja La Panoteca. Ele ajudou na parte técnica a encontrar os aromas e sabores do pão que serviria de base para a cerveja.

A cerveja é leve, com 4% de álcool, de cor dourada, turva e com boa espuma. Traz notas de panificação e condimentadas no aroma e sabor, que vem do pão e do centeio, com leve acidez. Também tem destaque para os lúpulos cítricos norte-americanos e amargor mediano, com final seco. “Ideal para beber durante um jogo de futebol, mais a prorrogação e os pênaltis!”, diz Carlos.

Carlos também conta que a Ogre Beer gosta de fazer cervejas diferentes, do risco e do novo. “A ideia é tirar o consumidor do seu centro, fazer cervejas que mexam com ele. Para a gente não faz muito sentido lançar mais uma American Pale Ale no mercado”, explica.

Copa do Mundo

Cervejeiro fazendo um Kvass nos Estados Unidos (Créditos da foto: Goose Island)

A novidade chega na hora exata para aproveitar também o início da Copa do Mundo, realizada esse ano na Rússia, país com longa tradição nessa bebida exótica para muitos brasileiros. “Não fizemos a cerveja para a Copa, mas ela acabou saindo no timming certo para isso”, diz Carlos. “Outro link importante é que no Sul do país temos uma tradição eslava mais forte, que facilita o conhecimento desse produto”, conta.

Também aproveitando a ideia da Copa, o rótulo foi composto com elementos que lembram a Rússia e países da cultura eslava em geral. As cores são comuns às bandeiras russa, polonesa e ucraniana. As letras do nome da cerveja remetem ao alfabeto cirílico e o ogro, personagem típico da marca, aparece personificado como um Gopnik.

“A gente queria fugir do estereótipo russo normal, de general, cossaco ou comunista. Então descobrimos essa tribo urbana muito comum por lá, os Gopnik. Em ucraniano se escreve Hopnik e achamos genial brincar com o nome para remeter a hop, que é lúpulo em inglês”, completa.

Lançamento

A cerveja estará disponível simultaneamente em diversos bares de Curitiba e Região Metropolitana a partir desta sexta-feira (15). Entre eles os taprooms das cervejarias Ogre Beer (Backyards Soho – Rua Fernando Simas, 47 – Curitiba), Ol Beer (Alameda Arpo, 1569 – São Jose dos Pinhais) e Vosgerau (Rua Julio Cesat Setenareski, 350 – São Jose dos Pinhais).

Confira abaixo a lista dos pontos de venda que vão receber a cerveja já esta semana:

Bares

  • Wal Halla (Cad’ore) – Rua José Gulin, 105 Bacacheri
  • Hoppyness – Rua Augusto Stresser, 1540 Hugo Lange
  • Hop’n’Roll – Rua Mateus Leme, 950, Centro Cívico
  • God Save the Beer – Av Comendador Franco, 2880 loja 7
  • Red Face – Rua Itupava, 1266
  • Old Car Brew Pub – Rua Antônio Lago, 216 – Boa Vista
  • Hop On Tap Beer House – Rua Marcelino Nogueira, 271 – Bacacheri
  • Fish And Chips (Shopping Hauer) – Rua Coronel Dulcídio
  • Golden Mile – Rua Itupava – Alto da XV
  • Hendrix Brewhouse – R Alberto Bolliger, 721
  • Schmitz – Rua Guaratuba, 337 – Ahú
  • Hopland – Rua Brasilio Itibere, 4057 – Água Verde

Taprooms das cervejarias

  • Ogre Beer (Backyards Soho) Fernando Simas, 47 – Curitiba
  • Ol Beer Spot – Alameda Arpo, 1569 – São Jose dos Pinhais
  • Cervejaria Vosgerau – Rua Julio Cesat Setenareski, 350 – São Jose dos Pinhais

 

Este post é um Publieditorial realizado por meio do patrocínio da Ogre Beer nas festa de aniversário do BarDoCelso.com. Para consultar nossas oportunidades comerciais, entre em contato por e-mail.

1 comentário em “Ogre Beer lança colaborativa híbrida de Kvass com Session Rye Ale”

  1. Pingback: ØL Beer lança Double NEIPA Cloudy Hops - BarDoCelso.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *