Home » Press Releases » Petroleum é nosso: documentário tem exibição em São Paulo nessa sexta

Petroleum é nosso: documentário tem exibição em São Paulo nessa sexta

Pela primeira vez em São Paulo, o documentário “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil ” ganha exibição nesta sexta-feira (23/2). O longa-metragem será exibido na Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94 – Consolação, São Paulo), às 19h. O filme mostra um panorama da cena cervejeira nacional, a partir da criação da cervejaria curitibana DUM. Entrada franca.

No ano passado, contou com exibição em cidades brasileiras como Goiânia, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Blumenau e Belém, e também em La Plata (Argentina), durante o festival Somos Cerveceros.

Documentário

O filme partiu de depoimentos de cervejeiros e material de arquivo de diversas fontes. Entre elas, coberturas de festivais, reportagens de TV, brassagens entre amigos e vídeos de degustação. Ao mixar tudo, o filme retrata a trajetória da Petroleum, uma cerveja cultuada no meio artesanal, criada por cervejeiros caseiros de Curitiba para a sua autossuficiência, e que ganhou diversos prêmios, fama internacional e passou a ser produzida por duas cervejarias diferentes.

Como pano de fundo, o documentário mostra a redescoberta do processo artesanal por uma geração de cervejeiros que buscava a autossuficiência e, agora, graças ao aquecimento do mercado, desenvolve suas receitas para serem produzidas em escala comercial em micro cervejarias espalhadas pelo país. Trata-se de um retrato da comunidade de cervejeiros brasileiros, do renascimento do mercado de cervejas no Brasil e do assédio das grandes empresas às cervejarias artesanais. Além disso, o filme mostra a trajetória de alguns dos fundadores de importantes cervejarias artesanais do Brasil.

Crowdfunding

A produção do filme foi viabilizada graças a 555 apoiadores, de 18 estados do país, através de um “crowdfunding” realizado no site Catarse. A direção ficou a cargo do cervejeiro Luiz Felipe Araujo, que além de sócio da DUM Cervejaria, ao lado de Murilo Foltran e Júlio Moutinho, é formado em cinema pela FAAP de São Paulo. O roteiro leva a assinatura do roteirista curitibano Fernando Marés de Souza e a produção é assinada pela Arte em Cena Filmes junto com a DUM Cervejaria.

Serviço:

Exibição de “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil” na Biblioteca Mário de Andrade (SP)

DATA: Sexta-feira, 23 de fevereiro
HORÁRIO: início da sessão 19h
ENTRADA: franca
ENDEREÇO: Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – Consolação, São Paulo – SP
INFORMAÇÕES: fb.com/events/203629500383691/

About Nadya Romanowski

Nadya Romanowski, jornalista e sommelier de cerveja que faz das cervejas especiais o motor de sua vida pessoal e profissional. Levanta a bandeira “beba menos, beba melhor” para quem quiser ver. Não defende rótulos e não tem preconceito com estilos. Sem frescuras, apenas bom gosto.

Check Also

Maniacs Brewing Co. apresenta nova linha de chopps exclusivos no Gastronomix

Os loucos por cerveja têm um motivo a mais para aproveitar o Gastronomix – evento gastronômico …

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE