Na semana passada tive o prazer de participar de um jantar no recém-aberto Terrazza 40, o primeiro restaurante panorâmico de Curitiba dos tempos modernos (veja o motivo da distinção no blog Panela do Anacreon), e muito bem acompanhado. Estavam lá alguns executivos e o Sr. Armin, proprietário da Kunstmann, de Valdívia, uma das maiores cervejarias artesanais do Chile. Isso, além do pessoal do restaurante, o gerente de negócios Marcelo Campos e o sócio-proprietário Ronaldo Campos, e da importadora Obra Prima, entre eles o sócio-proprietário Paulo Roberto Blauth de Souza, que está trazendo as cervejas do Chile para terras brasileiras.
A noite foi extremamente agradável, regada à Kunstmann, massas italianas e carnes uruguaias, especialidade da casa. Isso para não falar da paisagem do restaurante panorâmico de Curitiba. O Terrazza 40 fica no topo do prédio mais alto da cidade, o Edifício Champagnat Towers, no Bigorrilho. Segundo alguns cálculos e suspeitas, o espaço superior, disponível para eventos, é um pouco mais alto do que a área habitável da Torre Panorâmica, conhecida como Terre da Telepar. Ou seja, a vista mais alta de Curitiba.
A proposta do local é unir o potencial turístico a boa gastronomia com uma vista privilegiada do Parque Barigui e de vários outras regiões da cidade. São 450 metros quadrados de espaço e capacidade para 120 pessoas na área de eventos e mais 80 no restaurante. A decoração também é um espetáculo, moderna e sutil, projetada pelo designer Daniel Casagrande e o arquiteto Luís Maganhoto. No cardápio, 20 opções de pratos à la carte que variam em combinações de massas de produção própria, risotos, carnes vermelhas e peixes, alguns com toques bem paranaenses.
Além do belo bife de churizo que eu provei, destaque para a harmonização de improviso entre a Pamplona de Lomo com a Kunstmann Gran Tarobayo, uma English Strong Ale. As Kunstmann estarão disponíveis no Terrazza 40 esperando você ir lá degustar 😉
Terrazza 40 e a cerveja Kustmann
Pode deixar que não esqueci da cerveja não. Tive o prazer de conversar por um bom tempo com o Sr. Armin em um bate papo cervejeiro e descontraído sem muito compromisso. Bom notar que apesar das dificuldades da língua, a linguagem, o cervejês, é o mesmo aqui no Brasil e no Chile. Ele se mostrou especialmente interessado no crescimento do mercado de cervejas artesanais do país e, em contrapartida, procurei saber o que pude do Chile.
A Kunstmann é uma cervejaria fundada em 1997 da cidade de Tarobayo, em Valdívia. De tradição germânica, segue a Lei da Pureza e procuram divulgar a cultura cervejeira no país. Sr. Armin veio ao Brasil entre outras coisas para curtir a Oktoberfest de Blumenau e diz que gostou muito. A cervejaria também promove anualmente um Bierfest na região e exporta para Alemanha, Estados Unidos, Japão, Nova Zelândia, Argentina e agora Brasil.
Ainda não consegui provar todas as cervejas, mas o destaque vai para a Tarobayo e a Gran Tarobayo. A primeira, uma boa e refrescante Pale Ale, a cerveja mais vendida da cervejaria, segundo Sr. Armin. A segunda, uma English Strong Ale que vai muito bem com uma bela refeição a base de carnes assadas. Além dessas, a linha da Kustmann que chega ao Brasil inclui Lager, Lager sem álcool, Lager não filtrada, Miel, Arandano (com a fruta que dá nome à cerveja) e Bock.
Enfim, me diverti bastante e tenho certeza que ao visitar o Terrazza 40 você também vai. Um passeio por um restaurante panorâmico como esse, em Curitiba, comendo e bebendo bem, vai fazer você se sentir nas alturas – com o perdão do trocadilho. Quanto às cervejas, parabéns ao pessoal da importadora Obra Prima. Temos poucas cervejas latino-americanas por aqui. A chegada da Kunstmann é para se comemorar.
E você, já provou algum dos dois? Já foi no Terrazza 40? Conte o que achou. Já degustou Kunstmann? Compartilhe suas impressões. O espaço de comentários está aberto.
Serviço: Terrazza 40 – Restaurante Panorâmico. Rua Padre Anchieta, 1287 – Cobertura, Curitiba/PR. Telefone: (41) 3014-0141. Horário: Segunda a sábado: 11h45 às 15 horas e das 18 horas à meia noite. Domingo: 11h45 às 17 horas. Site: www.terrazza40.com.br. Facebook: www.facebook.com/terrazza40.
Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais
– Google+
– YouTube
Boa Tarde! Eu provei as cervejas Kunstmann no Chile e achei deliciosas, provei todas, inclusive a de Arandano(que acredito ser Mirtilo ou Blueberry né?) e adorei! São cervejas de muita qualidade e acho muito bacana que sejam divulgadas no Brasil! Aliás, fiquei impressionada com o mercado de cervejas artesanais do sul do Chile! Eu tomei 2 por dia e ainda tinha muito mais variedade pra provar, não dei conta! Fora que estourei a alça da mala de tantas garrafas que trouxe pra cá! Aprovado! Quero voltar para provar mais!
O maior mercado mesmo é Valdivia, mas há cervejas ótimas em Puerto Varas, Puerto Montt, Puerto Octay…vale a pena!
jhgd