Breaking News
Home » Guest posts » Turismo cervejeiro: um guia para viajar com destino à cerveja

Turismo cervejeiro: um guia para viajar com destino à cerveja

Uma das maiores virtudes na promoção da cultura cervejeira é possibilitar o conhecimento de novas histórias e novos sabores, o que acaba estimulando a formação de grupos de cervejeiros e o surgimento de um novo mercado, o do turismo cervejeiro. Na busca por roteiros que envolvem a cerveja encontramos agências de turismo e empreendedores que reúnem essa legião etílica em tours organizados para cervejeiros ávidos por conhecimento e mais horas/copo.  As companhias marítimas  também estão prestando atenção no turismo cervejeiro e projetaram bares especialmente dedicados a receberem os amantes da bebida. Fizemos um levantamento com vários tours cervejeiros, no Brasil e fora do país, com atrações que vão agradar os amantes da bebida. Confira:

Passaporte carimbado da Kultuur

efm. Uferlos Festival /

A Kultuur Viagens de Conhecimento promove viagens orientadas no Brasil e no exterior com programas culturais que envolvem arte, música, história e gastronomia. E por falar em gastronomia, as viagens com foco no turismo cervejeiro começaram em setembro de 2015 com destinos como Alemanha e República Tcheca. Na Alemanha houve visita às cervejarias Weihenstephan e Erdinger, à Oktoberfest e a uma plantação de lúpulo na cidade de Bamberg. Já na República Tcheca as visitas foram às cervejarias Pilsner Urquell, Staropramen e Bernard, a um spa de cerveja em Praga e também ao centro histórico da cidade. A próxima edição, em maio de 2016, dará atenção às cervejas belgas e holandesas. Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos e Canadá também são países que estão no radar da Kultuur para novas expedições cervejeiras.

Para mais informações acesse http://kultuur.lwsite.com.br/

Rota Cervejeira no Rio de Janeiro

rota cervejeira rj

Estado de destaque no mercado cervejeiro, o Rio de Janeiro também apresenta opções bem bacanas voltadas ao turismo cervejeiro. A Rota Cervejeira RJ é um deles. Tendo 15 cervejarias associadas, o passeio oferece mais de 60 rótulos das cervejarias Bohemia, Sankt Gallen, Petrópolis, Barão Bier, Buda Beer, Real, Ranz Beer, Cidade Imperial, Rock Valley, Braun Braun, Cazzera, Imperatriz Bier, Duzé, Da Côrte e Buzzi. A programação prevê “beer experiences” nas grandes cervejarias, visitas às micro cervejarias, atrativos turísticos das cidades e degustações harmonizadas.

São três as agências de turismo que dividem a recepção dos turistas indicadas pela ACCERJ (Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro): Serra Brasilis, Terra de Aventura Turismo e Eventos e 4X4 Cantos Ecoturismo. Ambas oferecem pacotes formatados à necessidade de cada turista e em cada local há um horário de visitação.

Para mais informações acesse http://rotacervejeirarj.com.br

O TOUR Cervejeiro em Ribeirão Preto

weird barrel 3

A cidade de Ribeirão Preto (interior de São Paulo) é uma das grandes capitais cervejeiras do país. O que suscitou o interesse da empresa TOUR Cervejeiro promover um pacote completo com visitas às cervejarias Colorado, Invicta, Lund, Walfänger, Weird Barrel e a nano-cervejaria Pratinha. O pacote inclui visitas conduzidas por um guia que, ao longo do dia, mostra as fábricas, conversa sobre processo de produção, a história das cervejarias locais e apresenta seus principais rótulos que também são degustados.

Para mais informações acesse www.tourcervejeiro.com.br

Nos trilhos do Bodebrown Beer Train

Bodebrown Festival da Primavera e Beer Train

Um passeio de trem que sai da capital paranense com destino ao litoral, regado de muita cerveja artesanal, cultura cervejeira e diversão. Trata-se do Bodebrown Beer Train que já está na sua 13ª edição. Como o próprio nome sugere, é uma ação da cervejaria Bodebrown que reúne fãs da bebida, cultura, comida e belas paisagens.

O roteiro prevê uma viagem de trem pela Serra do Mar até Morretes e os cervejeiros podem ir degustando rótulos da marca e de convidados ao longo do passeio. Na última edição a gastronomia ganhou a harmonização com pães artesanais de fermentação espontânea, queijos, pretzels entre outras comidinhas. O próximo Beer Train será em maio de 2016 e já está com os ingressos disponíveis.

Para mais informações acesse www.bodebrown.com.br

Na terra da cerveja com a TT Operadora

Oktoberfest na alemanha

Com mais de 20 anos de atuação, a TT Operadora é especialista em pacotes para a Alemanha. O que, naturalmente, destaca o trabalho da empresa em aproximar o público brasileiro do país com a rota cervejeira mais famosa do mundo – focando também nas viagens de trem pelo Velho Continente.

Um dos pacotes de destaque é o que contempla a Oktoberfest de Munique em oito dias de viagem cujo itinerário prevê passeio pelo Oktoberfest e também pela cidade passando pela Estação Central de Trens da cidade e pelos Castelos Neuschwanstein e Linderhof (os castelos dos sonhos do Rei Ludwig II, então rei da Baviera).

Para mais informações acesse http://lufthansacc.com/pacote-oktoberfest-munique/

Outro pacote interessante para o turismo cervejeiro é o que contempla o Leste Europeu e a Oktoberfest (com 12 dias e 10 noites). Os destaques ficam para as cidades de Plzen, onde surgiu a cerveja Pilsen na República Tcheca e para Munique, a cidade da Oktoberfest. Há passagens ainda por Viena e Budapeste tendo também visitas e degustações em muitas cervejarias: DREHER em Budapeste, Eggenberg em Cesky Krumlov, Staropramen em Praga, cervejaria de Plzen e a uma tenda da Oktoberfest em Munique.  E ainda tem a disponibilidade de um guia que fala português.

Para mais informações acesse http://lufthansacc.com/pacote-oktoberfest-alemanha/

As pedaladas cervejeiras pela Bélgica

beer and bike

Com o apoio cultural da Cervejaria Nacional, o Bike & Beer Bélgica é um roteiro turístico para apaixonados por cerveja que visitarão as famosas cervejarias Cantillon em Bruxelas, a Het Anker (Gouden Carolus) em Mechelen e a De Halve Maan (Brugse Zot, Straffe Hendrik) em Bruges. Também estão previstos passeios a microcervejarias e brewpubs em Leuven, Gante e na Antuérpia. Embora o passeio passe por locais planos, este é um pacote mais adequado para os cervejeiros com preparo físico e acostumados com esse tipo de atividade. O trajeto tem ciclovias que beiram rios e canais como rotas principais.

O pacote contempla sete dias de viagem. A cidade de Bruxelas é o ponto de partida. E no mesmo dia estão previstas visita à Brasserie Cantillon e mais tarde passeios à bares como o Morte Subite e o Delirium Café. No segundo dia é a vez dos viajantes conhecerem a micro-cervejaria Huisbrouwerij Domus, o bar The Capital (com 2.400 cervejas belgas e 500 de outros países), a cervejaria Het Anker que produz a Gouden Carolus Classic – no local haverá também um jantar. O terceiro dia é reservado para o brewpub t Pakhuis. Já o quarto dia prevê ida à cervejaria Brouwerij Gruut (que utiliza “gruut” – uma mistura de ervas – no lugar do lúpulo). No quinto dia os cervejeiros podem fazer uma degustação na cervejaria De Halve Maan ou na Brasserie De Garre. No sexto – e último dia de passeios – os turistas podem fazer compras e relaxar antes da volta para casa no dia seguinte.

Os guias do passeio são Guilherme Hoffman (Mestre Cervejeiro da Cervejaria Nacional e ciclo viajante convicto) e o alemão Roberto Mello (Condutor Certificado em Turismo de Aventura, amante do pedalar diário, da bicicleta, de cerveja e proprietário da GOBiking! Expeditions).

Para mais informações acesse http://www.gobiking.com.br/viagem/06-a-12-ago-bike-beer-belgica-2016/

Cruzeiros na companhia de boas cervejas

Cada vez mais lembrados pelos turistas brasileiros, os cruzeiros marítimos também são opções interessantes para os cervejeiros. Afinal, algumas companhias têm dedicado atenção especial a esse assunto oferecendo aos passageiros bares exclusivos para os amantes do lúpulo. Veja alguns dos mais famosos:

Two Poets Pub

Um mix de pub inglês com café filosófico. Este é o Two Poets Pub – bar do navio Navigator of the Seas da Royal Caribbean. O bar é a pedida para os cervejeiros que gostam tanto de sentar no balcão quanto um espaço para reunir a família e os amigos em volta da mesa. Possui uma carta bem variada de chopes e garrafas de cervejas especiais. Há também apresentações de música ao vivo.

two poets

Para mais informações acesse:  http://www.royalcaribbean.com.br/?wuc=BRA

Michael’s Genuine Pub

A bordo do navio Quantum of the Seas da Royal Caribbean, o gastro pub Michael’s Genuine Pub tem assinatura do chef Michael Schwartz que capitaneia os trabalhos no local. O bar possui uma cerveja exclusivamente produzida para eles (a American Ale Michael’s Genuine® Home Brew) que ainda tem a companhia de grandes marcas como Founders, Brooklyn, Bear Republic, Stone e Flying Dog.

Michael's Genuine Pub

Para mais informações acesse: http://www.royalcaribbean.com.br/?wuc=BRA

District Brew House

District Brew House

O navio Norwegian Escape conta o bar District Brew House que é voltado para os amantes da cerveja. No cardápio há grandes opções de chope como Duvel, a Newcastle Brown Ale, Dogfish Head 90 Minutes IPA, Stone IPA e Left Hand Milk Stout até opções não tão famosas no Brasil como a Funky Buddha Floridan e Monk in the Trunk Amber. Além, é claro, da produção local: a The District Pale Ale. Em garrafas temos a Chimay Rouge, Tripel e Grand Reserve, Bass Pale Ale, Orval, Anchor Steam, entre outras.

Para mais informações acesse: http://www.ncl.com.br/

Dresden Green

A Costa Cruzeiros também entra nesse circuito cervejeiro marítimo. O navio Costa Diadema abriga a Birreria Dresden Green que tem ares de biergarten alemão decorado com barricas e barrilotes de cobre e madeira – com salão interno e externo. Por lá há oferta de cerveja em chope e garrafa de países como Alemanha e Bélgica.

Para mais informações acesse: www.costacruzeiros.com

Red Frog Pub

A companhia Carnival Cruises oferece aos passageiros o Red Frog Pub – bar do navio que conta até com cerveja própria. A cerveja pode ser servida em torres de chope (com mais de 1,5 litro) que matam a sede de toda uma legião de cervejeiros. A cerveja é a ThirstyFrog Red que pode ser encontrada (em chope) também em torneiras espalhadas por diversos pontos do navio.

Red Frog Pub

Para mais informações acesse: http://www.carnival.com/

Wheelhouse Bar

A companhia Princess Cruises também merece destaque em nosso roteiro. Afinal, a empresa dedica uma atenção especial aos cervejeiros. De modo que em 2014 lançou uma cerveja exclusivamente para brindar os 50 anos da companhia: a “Seawitch” West Coast IPA. Esta e outras opções de cervejas podem ser degustadas nos vários bares de todos os navios como o Wheelhouse Bar.

Wheelhouse Bar

Para mais informações acesse: www.princess.com

O BarDoCelso.com procurou fazer uma lista bem mesclada e não exaustiva de opções de turismo cervejeiro para nossos leitores. Por isso, abrimos o espaço no e-mail bardocelso@gmail.com para sugestões de pacotes você nos indicaria para termos ainda mais opções.

[Esse texto é uma contribuição da amigo Renan Geishofer especialmente para a seção de guest posts do BarDoCelso.com. O Renan é  jornalista e sommelier de cervejas e dono do blog Vamos Beber?.  Essa seção é um espaço aberto para quem quiser publicar materiais contando um pouco das suas experiências cervejeiras, dando notícias, informações e escrevendo artigos de utilidade publica cervejeira. Quer participar também? Entre em contato pelo e-mail contato@bardocelso.com que eu explico tudo! Muito obrigado, Renan! E aguardamos os próximos textos…]

About Nadya Romanowski

Nadya Romanowski, jornalista e sommelier de cerveja que faz das cervejas especiais o motor de sua vida pessoal e profissional. Levanta a bandeira “beba menos, beba melhor” para quem quiser ver. Não defende rótulos e não tem preconceito com estilos. Sem frescuras, apenas bom gosto.

Check Also

Associação Alemã dos Cervejeiros Criativos

Associação Alemã dos Cervejeiros Criativos propõem a reforma da Lei da Pureza

Agora em abril foi o aniversário de 501 anos da Lei da Pureza da Cerveja …

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE