Notícias

Wikibier acontece neste sábado sem grande parte das cervejas do PR

Divulgação

[Reportagem originalmente publicada nesta sexta-feira no caderno de Economia da Gazeta do Povo.]

O Wikibier, festival de cervejas especiais que reuniu cerca de 4 mil pessoas na primeira edição em 2011, deve acontecer desfalcado neste sábado em Curitiba. Uma falta de acordo comercial entre a organização do evento e a Associação das Microcervejarias Paranaenses e a Associação dos Cervejeiros Artesanais Paranaenses (Acerva-PR) deve fazer com que o evento aconteça com pouca participação de produtos do Paraná.

Segundo o presidente da Associação das Microcervejarias, Ronaldo Flor, proprietário da Gauden Bier, em Curitiba, o motivo fundamental do desentendimento foi o valor pago aos produtores pela cerveja – segundo eles, muito abaixo do mercado. “Várias tentativas de negociação foram feitas nas últimas semanas, mas o acordo não aconteceu”, diz.

“Ficamos muito tristes de ver chegar a esse ponto. Muitos produtores artesanais e cervejarias já participaram de festivais em vários estados e nunca encontraram situação igual”, diz André Junqueira, presidente da Acerva-PR, que representa os produtores artesanais caseiros (homebrewers).

Ontem, as entidades divulgaram uma nota oficial, avisando que nenhuma das cervejarias ou cervejeiros caseiros afiliados iria participar. “Uma nova proposta chegou, mais condizente com os valores de mercado, mas julgamos que já é tarde demais para preparar tudo e participar do evento”, diz Flor. “Acreditamos que houve boa vontade das duas partes, e não descartamos eventos futuros”, completa.

Também por meio de comunicado oficial, a organização do Wikibier garantiu que o festival vai acontecer e diz ainda estar tentando negociar com os produtores. “O Wikibier reforça que buscou – e continua buscando – uma proposta comercial viável, levando em conta repercussão, orçamento e dimensão do evento, mas a mesma não foi concretizada por falta de acordo até o momento”.

Tanto os produtores quanto a organização do evento manifestaram grande preocupação com o público do evento, que movimenta esse mercado crescente. O Paraná vem se consolidando com um dos pólos do mercado de cervejas especiais no país, que atualmente cresce o dobro do segmento popular – 7% a 8% ao ano contra 15% segundo números do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) –, mas ainda ocupa cerca de 1% do mercado total de cervejas do país. Nesse segmento, também chamado de super premium, estão as cervejas artesanais nacionais e importadas.

Serviço: O Wikibier Festival acontece neste sábado (1º de setembro), das 11 às 23 horas no Contorno da Bola Eventos (BR 277 – km 98 – a 3 km do Parque Barigui). Ingressos e mais informações: www.wikibierfestival.com.br.

Acompanhe o Bar do Celso nos sites de redes sociais

– Google+: plus.google.com/107330340839164546695

– Twitter: http://twitter.com/bardocelso

– Facebook: http://www.facebook.com/bardocelso

– Foursquare: http://foursquare.com/bardocelso

– YouTube: http://www.youtube.com/bardocelso

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

11 Comments

  • José Augusto disse:

    Agora eu já comprei. Celso, como fica para quem não quiser mais ir. Isso foi propaganda enganosa. Divulgaram e venderam ingressos antes da confirmação das atrações. Depois que comprei tbm mudaram o lugar o que ficou péssimo para mim. Como fica tudo isso agora?? Gostaria você trouxesse mais informações sobre o direito do consumidor e o que os organizadores estão fazendo em relação a isso.

  • Giulio disse:

    Não farão falta alguma. As cervejarias que confirmaram participação são melhores mesmo.

  • Michell Araujo disse:

    lamentavél a Wikibier ontem , filas gigantescas e cerveja quente. quem chegou no começo da festa , ainda pode pegar cerveja gelada, mas depois começou a se formar filas gigantesca e a cerveja esta quente.

  • Kiko Mello disse:

    Como que é ?? “Não farão falta alguma” ???
    Não poderia haveria haver comentário mais infeliz!
    Fizeram muita falta, pouquíssimas cervejarias estiveram presentes. Lógico que existiram mais alguns fatores que colaboraram muito para o fisco do evento: Chopp quente, super caro (muito mais que o normal), falta de estacionamento, falta de preparo da equipe que não sabia nada sobre cerveja, filas e mais filas para tudo, falta de opções de comida e poucos banheiros.

  • Kiko Mello disse:

    Ficou muito claro o conflito:

    “Capitalismo x Cultura Cervejeira”

    Os interesses são muito claros !

  • Flavio Queiroz disse:

    As cervejarias paranaenses fizeram falta, e MUITA!
    Num evento marcado pela desorganização inicial, o que se viu foi uma piora potencial ao decorrer do dia! O lugar era ridículo, incomparável ao local do evento passado, um verdadeiro fracasso! Não houve qualquer cuidado com o cervejeiro, não havia local para lavar as canecas e nao dava para comer naquela imundice. Poucas opções de cervejas nacionais, e as importadas custando caríssimo (até R$30, o chopp). Vergonha alheia pelo fiasco!!

  • Cícero disse:

    Realmente o evento estava muito mal organizado. Felizmente cheguei bem cedo (por volta das 13:00) e consegui provar umas preciosidades artesanais por um preço justo. Experimentei uma Anerican IPA e uma Russian Imperial Stout ambas da Ignoru’s Bier que achei extraordinárias. Também experimentei da Lady Flowers, Dmur, Brick Lane e Novak (todas muito boas). Após é que foi o propblema, cervejas e choops quentes a um preço abusivo.

  • Jean disse:

    Lendo os comentários, penso “ainda bem que não fui dessa vez”. Fica claro que o crescente mercado de cervejas especiais estimula os empresários organizadores do evento, que por sua vez se esquece do público (este, o único responsável por fazer o mercado crescer) e pensar em só lucrar cada vez mais.
    Bem feito. Que o próximo festival conte com os homebrewers e tenha preço justo, assim como boa organização.

  • Rubens disse:

    Ótima festa, com ótimas cervejas, bandas excelentes! Claro que as “viúvas” vão reclamar de tudo e de todos – mas das milhares de pessoas que lotaram o evento não vejo tantas reclamações assim!?!?!?! O local era ótimo, muito divertido aquele gramadão, deu um clima diferente.Os reclamões devem achar melhor festa em estacionamento de shopping…

  • Carlos disse:

    Fiquei muito decepcionado com o Festival, faltava tudo, muito mal organizado, estava claro que o objetivo principal era ganhar (R$)e muito. Incrível que os atendentes não sabiam tirar a cerveja, não tinham informações sobre os tipos, as chopeiras totalmente inadequadas, me pareceu que os organizadores sabendo do grande interesse do publico por cervejas especiais, realizou este pseudo festival com fins puramente comerciais, precisamos de mais cuidados com estes aproveitadores!!!

  • Patri disse:

    Fiasco total! Só na escolha das bandas eles acertaram.
    Flavio, havia pias para lavar as canecas, mas estavam meio escondidas. Eu não vi foi torneira pra lavar as mãos quando saíamos dos banheiros, que por sinal nem papel higiênico tinham já lá pelas 16:00! Preços abusivos, local mega tosco, gente que nem sabe o que é movimento cervejeiro trabalhando nos stands, fila fila fila, cerveja quente… uma vergonha! Com a mesma grana que eu e meus amigos gastamos, poderíamos ter feito a festa em casa.

Leave a Reply