Vídeos

CervejaCast: a deliciosa combinação de cerveja com chocolate


Olá, pessoal. Depois de um tempo volto a produzir e publicar o CervejaCast, o programa de bate-papo e cerveja boa aqui do Bar do Celso. A ideia é tornar ele semanal, e vou fazer o meu máximo para que assim seja.

Como primeiro tema, em razão da Páscoa, que está aí, escolhi falar de chocolate e cerveja. Pode parecer estranho para quem não conhece, mas essa pode ser uma deliciosa combinação. Claro, não estou falando das cervejas mais comerciais. São cervejas mais elaboradas, com mais sabor e atributos sensoriais.

Há algumas interações possíveis entre os dois elementos. Existem cervejas que lembram chocolate, no aroma o gosto, pelo malte tostado e torrado que levam na fórmula. Alguns rótulos dos estilos Porter, Stout e alguns outros são justamente assim.

Outras têm chocolate inclusive na sua composição, acentuando o gosto do derivado de cacau na bebida. A Young’s Double Chocolate Stout e um exemplo. Já a italiana Grado Plato Chocarrubica, por exemplo, leva semente de cacau.

Por fim, mas não menos importante, a cerveja pode ser harmonizada com chocolate em combinações surpreendentes. E aí as possibilidades são diversas. Chocolate ao leite, meio amargo, branco, e por aí vai.

Deu água na boca. Esse foi só o aperitivo. Confira no vídeo o bate-papo com a beer sommelier Kathia Zanatta, professora do curso de sommelier de cervejas que ocorre em Curitiba, em que comentamos mais sobre o assunto, o curso e outras coisas mais.

Ah, comentem! Quero saber o que vocês acharam 😉

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas

10 Comments

  • Gilles Silva disse:

    Ótimo CervejaCast Celso! Mais e mais cultura cervejeira a todos!!!

  • Levy Cordeiro Neto disse:

    Uma cerveja como a Bamberg Schwarzbier, pode combinar também com chocolate? Afinal, ela também é tostada, não?

  • Vagão disse:

    Celso, algumas perguntas:
    1- Onde posso encontrar cervejas diferenciadas como por exemplo essas apresentadas ?
    2- O Curso sobre cerveja que a sommelier faz ja terminou, terão outros ? Existe algum site para me informar melhor à respeito ?
    Abraço

  • Celso disse:

    Olá, Levy. Uma Schwazbier ou um Dunkel também podem harmonizar bem com chocolate, sim. Mas temos que atentar aos detalhes. Essas são cervejas normalmente de menor corpo, então o chocolate deve ser também menos intenso o que, claro, depende da marca dele também. Acredito que a Bamberg, que já tem notas de chocolate, vá bem com chocolate ao leite. Mas procure uma marca de melhor qualidade, menos amantegado e açucarado.

  • Celso disse:

    Olá, Vagão. Você pode encontrar essas cervejas em lojas e bares especializados na bebida, como Templo da Cerveja, Empório Weiss, Armazém da Serra (Mercado Municipal), Saaz Bier Bar, Clube do Malte, Cervejaria da Vila, etc. Também é possível achar algumas em supermercados e lojas vinho. O curso de sommelier termina na próxima semana. Ainda não há previsão de quando vai haver uma nova turma. Quem está organizando é o Daniel Wolff, do site http://www.mestre-cervejeiro.com. Abraços

  • Sergio Pimentel disse:

    Primeiro: acho uma puta sacanagem isso o que você faz…é o emprego dos sonhos, beber bem e bem acompanhado na hora do expediente! fica gravando e mostrando pra quem quiser ver! INVEJA!
    Segundo: acho uma puta sacanagem você não nos convidar!!
    Terceiro: vou me contentar com uma caracu e um docinho de amendoin…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Abraços e parabéns…está ótimo os cervejacast…
    Sergio

  • Antonio Mendes disse:

    Legal este segundo CervejaCast, é sempre interessante a apresentação desse tipo de combinação. Vida longa ao CervejaCast e a disseminação da cultura cervejeira!

    Como sugestão, talvez fosse interessante um CervejaCast em alguma das cervejarias locais (Klein, Way,etc) …algo rápido, compacto mas que mostre o malte, o lúpulo, a questão da fermentação (alta, baixa, etc) seria interessante uma mescla disso com as harmonizações.
    Abraços!

  • Celso disse:

    Olá, Sergio. Desculpa aí se causei inveja. Mas a ideia era… um pouco essa mesmo! Hehehehe. Brincadeiras a parte, que bom que gostou. Espero que continue acompanhando. E, sim, vou chamar leitores para participar em breve. Quem sabe uma grande degustação com vários amigos/clientes aqui do beteco virtual 😉

  • Celso disse:

    Gande, Antonio. Você está absolutamente certo! Ainda não deu tempo, mas já está nos planos falar com o pessoal local. Tanto cervejarias quanto cervejeiros artesanais. Sobre o básico da cerveja, ainda estou estudando como fazer isso da forma mais interssante. Mas deve sair também. Abraços

  • Ricardo Campelo disse:

    Muito bom o programa! Deu água na boca. Ainda não provei estes rótulos, mas sou fã da Brooklyn Black Chocolate Stout, que também se enquadra muito bem nesta proposta. Abs

Leave a Reply