Home » Notícias » 4º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja abre inscrições

4º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja abre inscrições

O Instituto da Cerveja Brasil (ICB) abriu as inscrições para o 4º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja. O evento é realizado desde 2014 pela instituição, escola pioneira de formação de profissionais sommeliers de cerveja do país.

A novidade é que esse ano, como em 2015, o resultado da competição vai selecionar os candidatos brasileiros para o Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja. Esse ano, os dez primeiros colocados na competição serão classificados automaticamente. A 5º edição do Beer Sommelier World Championship será realizado na Alemanha, durante a Drinktec, maior feira de cerveja do mundo, que acontece entre 11 e 15 de setembro de 2017 em Munique.

4º Campeonato Brasileiro de Sommelier de CervejaO 4º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja tem como objetivo promover os sommeliers brasileiros, contribuindo assim, para a valorização da profissão. É uma realização do ICB e da Associação Brasileira de Sommeliers seção São Paulo (ABS-SP) e a partir desse ano passa a ser realizado bianualmente. “A gente quer que o campeão fique mais tempo em destaque para aproveitar melhor os frutos desse destaque”, diz Estácio Rodrigues, sócio-proprietário do ICB.

A premiação da competição será divulgada na próxima semana, segundo Estácio Rodrigues, mas será uma viagem internacional, como nos últimos anos. “Além disso a gente quer fazer uma premiação maior do que nos anos anteriores para segundo e terceiro lugar, que não serão viagens internacionais mas devem envolver uma boa experiência para os competidores”, conta.

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas até 2 de março de 2017 pelo próprio participante através do site do ICB. Depois, o inscrito deve pagar a taxa de R$ 100,00 e enviar e-mail para campeonato@institutodacerveja.com.br contendo cópias do CPF, qualquer documento com foto e certificado de formação digitalizados, além da indicação de local de realização da prova teórica desejado – ela será aplicada em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, sendo que os locais específicos serão divulgados até o dia 18 de fevereiro.

Os inscritos receberão um email de confirmação, com o número de inscrição, que deverá ser apresentado no dia da primeira prova a ser realizada. Próximo à data de realização da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, os inscritos receberão um segundo email com as informações individuais de local e horário de prova.

Provas

O concurso englobará quatro provas: prova de múltipla escolha, prática de identificação de estilos de cervejas e de defeitos sensoriais, que apresentam caráter eliminatório, seguidas de prova de degustação e prova de serviço com caráter classificatório.

A primeira prova será no dia 5 de março e deve classificar 45 candidatos para a segunda etapa, a ser realizada no dia 1º de abril em São Paulo em local ainda a ser definido. Dessa etapa serão classificados os dez melhores para o Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja, sendo que os 5 com maiores notas vão para a etapa final do concurso, a ser realizada no dia 2 de abril. “A prova final terá, como sempre, uma surpresa. Por isso é importante estudar muito também a parte de serviço”, conta Estácio.

Mais informações sobre o 4º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja podem ser obtidas no site do Instituto da Cerveja Brasil.

Edições anteriores do Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja

campeonato-brasileiro-sommelier-cerveja-final

A primeira edição da competição foi realizada em março de 2014. Tive o prazer de participar da competição até a última fase, quando fiquei com a medalha de bronze, o terceiro lugar nacional, além de sexto colocado nas duas edições anteriores. Em primeiro ficou o profissional de TI Alexander Moraes. O prêmio concedido foi uma viagem de cinco dias aos Estados Unidos para conhecer a Cervejaria Brooklyn. Na segunda edição, o vencedor foi o sommelier Gil lebre, e na terceira Rodrigo Sawamura.

About Luís Celso Jr.

É jornalista, sommelier, juiz e consultor de cervejas. Fundou o BarDoCelso.com em 2006 e desde então se especializou cada vez mais, sendo hoje um dos principais e mais experientes profissionais do Brasil. Ficou em 3º lugar no 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja, em 2014, e 6º nas duas edições seguintes. Foi um dos representantes do Brasil na 4ª edição do Campeonato Mundial de Sommeliers em 2015. Saiba mais sobre os serviços do BarDoCelso.com ou sobre o Celso .

Check Also

Cervejaria Leuven lança Endless Sour em São Paulo

A Cervejaria Leuven, de Piracicaba (SP), lançou sua nova cerveja Sour, a Endless Sour. Com …

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE