Criada para harmonizar, Brasii Moqueca tem rótulo divulgado

Será lançado no dia 15 de novembro em Curitiba (PR) o primeiro rótulo de cerveja artesanal do mundo criado para harmonizar com a moqueca brasileira: a Brasii Moqueca. A iniciativa integra o projeto Brasii – que em latim, significa malte – e pretende, de maneira inédita, criar cervejas exclusivas para harmonizar com os clássicos da culinária mundial. O BarDoCelso.com obteve em primeira mão o rótulo que será usado na cerveja.

Brasii Moqueca - Rótulo

Estão sendo produzidos na Cervejaria Bastards apenas 2 mil litros da Brasii Moqueca, do estilo Saison, com leveduras oriundas da flor de maracujá e da cana-de-açúcar. Ela trará no rótulo a receita da cerveja e da Moqueca, para quem quiser fazer em casa. As leveduras brasileiras utilizadas para a fabricação da cerveja foram desenvolvidas com exclusividade para o projeto pela empresa Bio4 Tecnologia e, posteriormente, serão comercializadas.  A venda da cerveja inicia a partir do dia 02 de novembro e a distribuição será através da Bierbock Distribuidora.

Brasii Moqueca - RótuloO idealizador do projeto Brasii, o chef e beer sommelier, Allan Cunha, conta que o objetivo é inverter o conceito de criar pratos para harmonizar com a cerveja. “Estamos propondo exatamente o contrário: vamos desenhar a cerveja para harmonizar com pratos icônicos da culinária”, explica Allan.

Depois da Brasii Moqueca outros rótulos serão produzidos na Alemanha, nos Estados Unidos e na Argentina para harmonização com pratos típicos de cada país.

Harmonização

Brasii Moqueca - Allan CunhaAllan, que profissionalmente como beer sommelier já visitou 39 países, enfatiza a pouca existência no Brasil de ciência sobre a harmonização de cerveja com comida, assim como a divulgação da relação da bebida com o alimento. “Queremos ensinar as pessoas sobre a harmonização, tendo como ferramenta a desconstrução dos pratos e das cervejas”, ressalta Allan. Segundo ele, a perspectiva de crescimento do mercado das cervejas artesanais no Brasil e no mundo faz com que novos nichos de negócios, produtos e conceitos surjam neste meio. “O mercado cervejeiro passará a fabricar bebidas que tenham a gastronomia como pano de fundo. O Projeto Brasii surge como um divisor de águas”, aposta o beer sommelier.

Devido ao seu cunho educacional, o Projeto Brasii contará com a participação de chefs renomados – de diferentes países e regiões – para assinar as receitas de cerveja e de comida.

A versão do Projeto Brasii Moqueca terá a receita da cerveja assinada pelo cervejeiro André Junqueira – da cervejaria de vanguarda Morada, reconhecida internacionalmente. Já a receita da moqueca no rótulo será assinada por, Paulino da Costa, chef premiado de Belém do Pará, com talento especial com frutos do Mar. “A composição de especialistas no Projeto engrandece a ideia e ajuda a propagar o seu conceito educacional e livre”, finaliza Allan.

Leia mais sobre o lançamento do Projeto Brasii e a escolha das leveduras.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *