Kubrick em primeira pessoa


Sou um fã do cinema de Stanley Kubrick, mas nunca soube exatamente o porquê.

Talvez seja algo na imagem. Como ele começou na fotografia, e eu adoro fotografar, seus planos são uma fonte de inspiração e deleite visual. Um trabalho muito forte é feito com luz, o que dá um destaque especial sem, contudo, chamar atenção para a técnica –tive um professor de iluminação de teatro que dizia que uma das qualidades de um bom trabalho nessa área era ser discreto.

Talvez seja algo nos roteiros. Como amador nessa arte, admiro a engenhosidade dos plots (linhas narrativas), a força das cenas e os perfis psicológicos marcantes –quem não lembra do Jack Nicholson como Jack Torrance em “O Iluminado”? Aliás, que adaptação! Só mesmo um mestre para transformar, digo, recriar na tela um livro como o de Stephen King sem se perder. São duas obras com a mesma história, mas com estilos completamente diferentes e criativos.

Quem sabe seja ainda pela união, pelo todo, pelo seu cinema. Quem mais faria do livro mais ou menos “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess, no excelente filme “Laranja Mecânica”? Não é mole coordenar um set de filmagem a todo o vapor e ainda fazer exatamente as cenas como planejado. E falando nisso, quem mais seria tão produtor e autor para realizar filmes de forma tão pessoal dentro de Hollywood?

Talvez, seja por identificação. Modesto, não?! Mas não é bem isso. Acho que Kubrick resume tudo o que eu sempre tentei ser como diretor, e nunca fui. Algo como uma projeção inconsciente.

Bem, agora todos podemos sentir um pouco de como é ser Kubrick. Toda essa longa reflexão foi puxada por um comercial da rede inglesa Channel 4 sobre um especial com 10 filmes do mestre. Para colocar o espectador no ponto de vista do cineasta, a produção recriou o set de filmagens de “O Iluminado” e fez um plano seqüência bastante longo que transita pelos bastidores. Personagens, cenários e cenas podem ser reconhecidos. Quem já tentou fazer isso sabe como é difícil. E não é que ficou muito bom mesmo…

Obrigado especial ao Pipoca de Bits por ter compartilhado essa maravilha na blogosfera.

nv-author-image

Luís Celso Jr.

Luís Celso Jr. é jornalista e sommelier de cervejas premiado. Também é professor, juiz e consultor de cervejas. Leia mais sobre ele aqui e conheça oClube BarDoCelso.com aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *